quarta-feira, janeiro 05, 2011

CRIANÇA QUE BEBE REFRIGERANTE COM CAFEÍNA DORME MENOS.


Pesquisa visava observar se consumo estava associado ao xixi na cama.
Crianças entre 08 e 12 anos consomem quantidade próxima a uma xícara de café.

Um estudo realizado por uma clínica pediátrica dos EUA sugere que crianças com menos de 12 anos estão rotineiramente consumindo tanta cafeína que isso pode interferir no seu sono. O consumo seria quase exclusivamente de refrigerantes com cafeína, como Coca-Cola.

Cerca de 75% das 228 crianças entrevistadas para o estudo (publicado no "The Journal of Pediatrics") consumiam cafeína. Crianças entre 5 e 7 anos consumiam uma média de 52mg por dia, e as com idade entre 8 e 12 anos consumiam 109mg, em média – mais ou menos a mesma quantidade de uma xícara de café.

A cafeína é diurética, e o estudo foi elaborado para observar se o consumo estava associado ao xixi na cama, o que não foi comprovado. O tempo médio de sono para os que consumiam cafeína foi levemente menor do que a quantidade recomendada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A Associação Americana de Bebidas contestou o estudo, citando uma revisão feita em 2002 que descobriu que os efeitos da cafeína em crianças "parecem ser modestos e tipicamente inócuos". "A cafeína é segura, até mesmo para crianças", disse Maureen Storey, vice-presidente sênior de política de ciência da associação.

Os autores do estudo reconheceram que ele não provou uma associação entre a cafeína e problemas de sono. Mesmo assim, o principal autor, William J. Warzak, professor de psicologia da Universidade de Nebraska, diz que evitar a substância é uma boa ideia. "Mas você não será um pai ou uma mãe desnaturado se seu filho tomar uma Coca-Cola fora de casa”, ele acrescentou.
Fonte: Flávia Mochel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...