segunda-feira, janeiro 10, 2011

LEI ESTADUAL PROÍBE USO DE JALECOS POR MÉDICOS EM RESTAURANTES.

Uma lei estadual sancionada pela governadora Roseana Sarney (PMDB) no fim do ano passado promete sanar um problema que há muito tempo vinha representando risco à saúde da coletividade. Publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de dezembro passado, a referida lei proíbe o uso, por profissionais de saúde, de jalecos, aventais ou outro tipo de vestimenta de proteção individual de trabalho em ambientes públicos, principalmente bares, lanchonetes, restaurantes e afins.
A presença de profissionais de saúde com suas vestes de trabalho em ambientes onde há concentração de pessoas representa sério risco de contaminação por microorganismos nocivos à saúde, como bactérias. Vestidos com seus uniformes, médicos, enfermeiros, técnicos em efermagem e demais trabalhadores da área transformam-se em veículos de transmissão de uma série de doenças, tanto às demais pessoas, quanto aos alimentos. De forma inversa, podem transportar impurezas do ambiente externo para enfermarias, consultórios, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outras instalações que abrigam indivíduos com a saúde fragilizada.

Antes mesmo da sanção da lei, muitos donos de bares, restaurantes e lanchonetes já haviam proibido a permanência de profissionais de saúde com vestes de trabalho. Um exemplo é um estabelecimento situado na rua do Norte, no Centro de São Luís, cujo dono não mais permitiu a presença de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, usando jalecos, aventais e outras vestimentas de serviço.
Fonte: Daniel Matos

Um comentário:

  1. Excelente projeto de lei.Até demorou para falar a verdade.O que adianta usar avental,jaleco ou qualquer proteção do tipo,se os profissionais de saúde saem às ruas,vão fumar,almoçar,fazer uma pausa no trabalho usando a roupa específica de trabalho?Espero que esta iniciativa torne-se lei no país todo,afinal de contas os trabalhadores da saúde precisam ser mais conscientes da responsabilidade deles como tal.Pois se eles estão lá para cuidar da nossa saúde,como vão ser portadores de mais bactérias?
    Vou aproveitar e deixar uma dica para quem procura trabalho na área,alertando para que seja um profissional melhor e mais atendo do quê os que temos hoje.

    http://bit.ly/9bEZaH

    ResponderExcluir

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...