terça-feira, março 29, 2011

CÂMARA DISCUTE SOBRE PROBLEMÁTICA DO TRANSPORTE COLETIVO EM SÃO LUÍS

Nesta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de São Luís realizou um painel, solicitado pelo vereador e presidente da Comissão Permanente de Transporte da Casa, Astro de Ogum (PMN), para discutir sobre os problemas do transporte coletivo em São Luís.

Durante quase quatro horas, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, respondeu aos questionamentos dos vereadores.

Clodomir Paz iniciou sua fala afirmando que a condução da SMTT é talvez o maior dos desafios que já ousou enfrentar. E também que, os graves problemas sofridos atualmente por São Luís, não são peculiares somente a esta. “Estive, na última semana, em Brasília, participando do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Trânsito e Transporte, que contou com a presença do Ministro das Cidades, Mário Negromonte, e de outras autoridades federais do setor. Na ocasião, constatamos que a nossa realidade não é pior nem melhor do que a de qualquer outra grande cidade”, disse Clodomir Paz. De acordo com ele, após deixar clara a preocupação do governo federal com esta problemática, o ministro Negromonte lembrou a todos das primeiras providências já tomadas pelo atual governo federal, com o lançamento do PAC da Mobilidade Urbana, visando melhorias no sistema de transportes das grandes cidades. São Luís foi incluída no PAC da Mobilidade 2, entre as cidades com mais de um milhão de habitantes. “A prefeitura de São Luís já está concluindo cada consulta que será encaminhada ao Ministério das Cidades para fazer face aos recursos que serão liberados pelo governo federal para este fim”, garantiu Clodomir.

Além da melhora da capacitação de agentes de trânsito e de incrementos na frota de coletivos urbanos, dentre outras questões, o gestor da SMTT falou ainda sobre a necessidade de investimentos em infra-estrutura viária, em melhorias das condições dos terminais de integração, da geometria do trânsito e na sinalização. Referente a esta última, Clodomir Paz informou: “Já iniciamos processos licitatórios para a contratação de obras e serviços, a exemplo do prolongamento da Avenida Litorânea, Beira Mar, Luís Eduardo Magalhães, elevado da rotatória da Forquilha, túnel do retorno do Quartel da Polícia Militar, e passagem do nível de confrontamento da Avenida dos Holandeses com a Litorânea, na altura da Ponta do Farol. Todas estas obras têm recursos federais garantidos e prestes a serem homologados para que possamos iniciar o processo de construção delas”.

Clodomir Paz reconheceu que os problemas existentes são muitos, mas que o governo municipal está disposto a enfrentá-los. “Porém, para tanto, precisamos de tempo, compreensão e reconhecimento de que estes problemas não se abatem somente sobre a nossa São Luís, e, acima de tudo, esperamos contar com o apoio decisivo da população usuária de transporte coletivo, de motoristas, pedestres e das autoridades constituídas da nossa cidade”. O auxílio às ações da SMTT pode ser dado através de sua Ouvidoria, que disponibiliza o número telefônico 156 à população, a fim de que esta possa fazer reclamações, realizar denúncias ou solicitar obras e serviços ao Órgão.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...