quinta-feira, março 10, 2011

PESQUISADOR LANÇA LIVRO SOBRE REGULAÇÃO DA ÁGUA.

A obra trata da análise do modelo vigente de gestão de recursos hídricos, com seus avanços e problemas de implementação.


O livro “A Regulação dos Recursos Hídricos: Estado e Esfera Pública na Gestão de Recursos Hídricos – Análise do Modelo Atual Brasileiro, Críticas e Proposições”, do engenheiro civil, escritor e poeta Marcos Freitas, foi lançado (28/11) no Rio de Janeiro. A obra, publicada pela editora CBJE, trata da análise do modelo vigente de gestão de recursos hídricos, com seus avanços e problemas de implementação, visando apresentar proposições ao seu aprimoramento.

Na obra o autor apresenta e discute o atual modelo de gestão da água com ênfase nos aspectos de regulação e de controle social (busca da eficiência e melhoria da qualidade e resgate da esfera pública como instrumento do exercício da cidadania, dentre outros aspectos).

Segundo Freitas, para alcançar os objetivos procurou-se analisar a temática a partir de uma abordagem teórico-histórica da regulação (modelos de administração da água implantados no Brasil e gênese das agências reguladoras) e da gestão participativa dos recursos hídricos, envolvendo a relação do Estado e da esfera pública, em especial, no âmbito dos comitês de bacias hidrográficas e agências de água.

Para o autor, a participação efetiva e qualificada da sociedade civil nos conselhos e nos comitês de bacias necessita ser aprimorada, sendo de suma importância para o aperfeiçoamento da gestão integrada de recursos hídricos e da democracia deliberativa brasileira.

Fonte: Reentrâncias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BRASIL SEM JEITO: O JUIZ SÉRGIO MORO LIBEROU R$ 10 MILHÕES AO CASAL JOÃO SANTANA E MONICA MOURA

Os advogados afirmam que os marqueteiros não podem “trabalhar e auferir renda para seus gastos pessoais e de suas famílias, sendo, então,...