sábado, março 12, 2011

PONTES RODOVIÁRIAS SÃO FONTE DE ENERGIA NA ITÁLIA.

Energia de ponte, já ouviu falar? Ela será utilizada, em breve, na Itália, graças ao projeto arquitetônico dos profissionais Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino. Eles desenvolveram e apresentaram ao governo italiano o projeto Solar Wind, que prevê revitalizar uma ponte atualmente desativada no país e torná-la capaz de produzir eletricidade para cerca de 15 mil casas da região.

Como? A ideia é tão simples que nos faz questionar como ninguém pensou, antes, em um projeto semelhante. Os designers propõem reformar a ponte, instalando em toda a sua estrutura de sustentação 26 turbinas eólicas, capazes de produzir energia. Além disso, os 22 quilômetros de pista serão revestidos com painéis solares, que também poderão gerar eletricidade. Como pontes estão constantemente expostas ao sol e ao vento, a previsão é de que a Solar Wind produza cerca de 40 milhões de kW/h por ano para a região de Calábria, onde está localizada.
 
A ponte ainda ganhará quiosques, onde serão vendidos alimentos orgânicos, com a intenção de tornar o local – que tem uma vista incrível! – em um ponto turístico italiano.

O projeto foi um dos vencedores do concurso New Italian Blood, promovido pelo governo italiano, que premiou as melhores ideias para o reaproveitamento das várias pontes que estão velhas e desativadas em todo o país – já que demolir essas construções custaria muito caro.
Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...