quinta-feira, abril 21, 2011

PARTE DA BARRIGUDEIRA DO MONTE CASTELO CAI NOVAMENTE


Galhos de uma das árvores mais conhecidas de São Luís, a barrigudeira do Monte Castelo, caiu durante a madrugada desta quarta-feira (20). Por sorte, a queda ocorreu na madrugada, já que a árvore fica localizada no pátio da Unidade Integrada Barbosa de Godóis. Nenhuma pessoa estava no local.

Para quem não se recorda, a famosa barrigudeira do Monte Castelo, que na verdade é uma Sumaúma, foi motivo de vários debates e ações populares. Durante o ano de 2008, moradores do bairro e defensores do meio ambiente fizeram abaixo-assinado e lutaram para impedir a derrubada da árvore centenária, que no fim de 2007, sofreu uma poda drástica feita pelo Impur, o Instituto Municipal de Paisagem Urbana. Na época, um laudo do próprio órgão alertava para o risco iminente de queda. Rebatendo esse diagnóstico, professores da Uema diziam que a árvore precisava apenas de um tratamento adequado.

De lá para cá, a população de São Luís teve a prova de que eles estavam certos. Ela voltou a ter folhas verdes, mas não como antigamente. Por conta das podas inadequadas e da falta de tratamento durante anos, os galhos foram se modificando e os cuidados básicos não existem. Agora, mais uma vez, a árvore se transforma em um risco.

Em janeiro de 2009, o professor Hamilton Almeida, que coordenou o laudo técnico científico da Uema, alertou para novos riscos: os cupins, líquens e outros parasitas que povoam a árvore consomem metade do que a planta produz para viver.
Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...