segunda-feira, dezembro 12, 2011

CONSUMIR ÁLCOOL ELEVA CHANCE DE SEXO SEM PROTEÇÃO, DIZ ESTUDO.

Um estudo mostra que o consumo de álcool tem impacto direto nas chances de uma pessoa fazer sexo sem proteção. Quanto mais bebida é ingerida, maior é a vontade de manter relações sem o uso de preservativos. Os dados serão detalhados na edição de janeiro da revista "Addiction", especializada em trabalhos sobre subsâncias que levam à dependência.

O sexo desprotegido é a principal forma de transmissão de doenças venéreas, especialmente o vírus HIV, responsável pela Aids em humanos. Mesmo em países mais ricos como Estados Unidos e o Reino Unido, a incidência da doença não mudou na última década. Em algumas nações desenvolvidas, o número de casos até cresceu.

Esta realidade levou cientistas a investigar as causas para pessoas bem informadas insistirem em fazer sexo sem camisinha.

Antes deste estudo, os pesquisadores não tinham certeza se o consumo de álcool era diretamente responsável pelo aumento nas transmissões do HIV, apesar de haver estatísticas que mostravam uma incidência maior, especialmente entre pessoas que bebem demais.

O estudo reúne os resultados de 12 experimentos. Após analisarem os dados, os pesquisadores concluíram que a bebida altera a capacidade do humano em tomar decisões.

Isso só piora conforme o consumo aumenta. Na pesquisa, quanto mais os participantes tomavam bebidas alcoólicas, mais dispostos eles estavam a fazer sexo sem proteção.

Divididos em dois grupos, apenas parte dos participantes bebeu durante o experimento. Para cada 0,1 mg/mL de álcool a mais no sangue da pessoa, a chance de sexo desprotegido subia em 5%.

Segundo J. Rehm, um dos autores da pesquisa, esse resultado ajuda a entender o motivo de cidadãos bem informados se submeterem ao risco de fazer sexo sem preservativos, mesmo sabendo das possíveis consequências. Ele defende que o álcool seja levado em conta em campanhas de prevenção contra o vírus do HIV.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...