sábado, abril 07, 2012

"MALHAR JUDAS" TRADIÇÃO MARANHENSE

Durante a malhação do Judas, o boneco é agredido sem piedade. As crianças são as que mais se divertem 

Mais que uma tradição a famosa malhação do Judas tem o poder de divertir e unir pessoas na época da semana santa. Judas, o personagem conhecido como o traidor de Jesus, atraiu a fúria de pessoas pelo ato de entregar o Salvador aos romanos. Ficou assim o costume de a sociedade tradicionalmente vestir um boneco com os mais variados motivos para malhar o personagem como maneira de punir o acusado sempre no sábado de aleluia.
Em São Luís essa atividade, embora tenha perdido força, está presente nos principais bairros da cidade como a Madre Deus. Lá um bloco sai às primeiras horas da madrugada de sábado para malhar o Judas. Intitulado Blofão por ser a saída do período da Semana Santa para o São João, o bloco reúne além dos três Judas, vários personagens do folclore maranhense, que saem pelas ruas do bairro e se concentram na praça para o ato de malhar.
Este ano os personagens Fulano, Cicrano e Beltrano receberam denominações de Cara de Alma, Cara Mijada e Cara de Quê com o objetivo de serem malhados em praça pública. De acordo com pessoas da comunidade o bairro faz questão de manter a tradição de todas as datas comemorativas do ano, desde o carnaval até o natal, respeitando cada ritual.
Fonte: Imparcial on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...