segunda-feira, julho 16, 2012

DESCARGA TRANSFORMA ESGOTO EM ADUBO E ENERGIA


Um vaso sanitário inventado em Cingapura faz descarga de dejetos com recarga de recursos ambientais e ainda economiza 90% da água. Os cientistas da Nanyang Technological University (NTU) criaram um modelo que transforma o esgoto em fertilizantes  e eletricidade. Os dejetos líquidos vão para a separação de substâncias usadas em adubos, como nitrogênio, fósforo e potássio. Os sólidos são encaminhados para a queima em biodigestores, gerando eletricidade.
Além de transformar os dejetos em recursos, o “WC Vácuo No Mix” usa tecnologia de vácuo de sucção, semelhante à dos aviões. Enquanto um vaso comum usa até 6 litros de água para efetuar a descarga, esse modelo usa 200mL para líquidos e 1 litro para sólidos.
O projeto, que recebeu 10 milhões de dólares do Programa Nacional de Cingapura em 2010, será útil não apenas para novos empreendimentos, como também para comunidades que não estão ligadas a sistemas de esgotos e, com esse modelo que dá destino útil aos dejetos, podem ter suas próprias instalações.
Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BRASIL SEM JEITO: O JUIZ SÉRGIO MORO LIBEROU R$ 10 MILHÕES AO CASAL JOÃO SANTANA E MONICA MOURA

Os advogados afirmam que os marqueteiros não podem “trabalhar e auferir renda para seus gastos pessoais e de suas famílias, sendo, então,...