sexta-feira, agosto 03, 2012

IICEBERG DO TAMANHO E UMA ILHA SE DESPRENDE DE GELEREIRA NA GROENLÂNDIA

Os satélites da Nasa detectaram a formação de um novo iceberg na Groenlândia após um pedaço da geleira de Petermann rachar nesta semana. O iceberg formado tem 119 km², uma área equivalente a duas vezes o tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York, ou quatro vezes o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
É a segunda vez que o fenômeno ocorre nos últimos anos: em 2010, um iceberg duas vezes maior se desprendeu da geleira de Petermann. Pesquisadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, mostram preocupação com o fato de que duas “ilhas de gelo” tenham se desprendido em um período de tempo tão curto. Fenômenos dessa magnitude são geralmente observados em intervalos de 10 ou 20 anos.
Os cientistas são cuidadosos e evitam atribuir o derretimento da geleira ao aquecimento global. Apesar disso, os indícios mostram que a temperatura no Ártico está mais quente do que anteriormente. Em média, a Groenlândia fica 0,11º C mais quente por ano, o que significa que a temperatura está aquecendo cinco vezes mais rápido do que no resto do mundo.
Fonte: ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUSTENTABILIDADE: GARRAFA ECOLÓGICA QUE FILTRA ÁGUA SUJA

A contaminação da água encanada tem sido um problema recorrente na vida dos brasileiros. Diversas análises e estudos indicam que cada vez...