quinta-feira, setembro 27, 2012

PESQUISADORES DESENVOLVEM BARREIRA ACÚSTICA PARA ESTRADAS A PARTIR DE PNEUS



Pesquisadores espanhóis chegaram a uma “receita” diferente para minimizar o ruído de carros nas estradas próximas a grandes centros urbanos. Ao invés do concreto, a proposta é reaproveitar pneus velhos para a construção de barreiras acústicas nas rodovias.


Um dos principais objetivos do projeto, chamado Ekopan, é valorizar o material que seria desperdiçado e obter uma performance ambiental melhor que barreiras convencionais – o que é possível, também, com a redução das emissões de gás carbônico proveniente da fabricação do concreto.


“Além das vantagens ambientais, o uso de materiais porosos como a borracha permite uma barreira acústica com propriedades avançadas de absorção de ruído”, diz o site. As barreiras também são mais leves e pré-moldadas, o que reduz os custos durante a construção.


Agora, a equipe do projeto estuda formas de viabilizar a produção em larga escala das barreiras acústicas feitas com borracha de pneu. “O foco é otimizar o processo de manufatura para a escala industrial, validar as propriedades mecânicas e acústicas e conduzir um estudo de mercado para a venda do produto”.
                                                                                                                                                                                          Fonte:Lydia Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...