sábado, agosto 10, 2013

SÃO DESPERDIÇADOS MAIS DE 80 TONELADAS DE ALIMENTOS POR ANO


Na capital maranhense, segundo dados do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), por ano são desperdiçadas 80 toneladas de alimentos. Desse total, 30 toneladas poderiam ser beneficiadas e reaproveitadas distribuindo à população carente. É o que afirma o presidente do Comsea, José de Ribamar Sales Rocha. “A maioria destes estabelecimentos não possui um projeto para reaproveitar estes alimentos. Vimos que, muitos dos produtos estão na validade e próprios para consumo, têm apenas pequenas avarias não aceitas no comércio”, avalia Rocha.

A pesquisa do COMSEA foi realizada em todas as feiras, mercados e supermercados; alguns restaurantes; e na Ceasa, maior centro de distribuição de hortifrutigranjeiros na capital. A entidade flagrou casos de grandes quantidades de frutas e verduras jogadas fora, em finais de feira, onde foi notado maior desperdício. “Só na feira do João Paulo, em um dia, encontramos três containers de cerca de 50 quilos cada, lotados de alimentos. Junto às folhagens, foram encontrados também muitos legumes e frutas com pequenos machucados. Com certeza, algo ali poderia ser reaproveitado se fosse separado, tratado e higienizado”, disse. O que não poderia ser usado para consumo poderia virar ração para animais e até adubo, sugere o presidente do Comsea.

Rocha aponta ainda o desperdício encontrado em restaurantes, onde o montante poderia resultar em mil refeições diárias. “Sabemos que no caso dos restaurantes há uma legislação que impede esse reaproveitamento, mas não seria descartado para ração ou adubo, por exemplo”, disse ele. E pontuou que os estabelecimentos poderiam produzir mais em acordo com a demanda e as pessoas, se servirem do que poderão consumir. “É uma questão de educação alimentar e que diminuiria o desperdício nestes locais”, ressalta Rocha. O trabalho foi tema de discussões com os demais conselhos para sensibilizar os gestores da importância de campanhas pró-reaproveitamento e na construção do Banco de Alimentos da capital.

Fonte: Sandra Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...