quinta-feira, março 12, 2015

PLANTA QUE TRANSFORMA DEJETOS HUMANOS EM ÁGUA POTÁVEL

Primeiramente: antes de ler este post, deixe de lado qualquer preconceito e cara de nojo que você possa ter esboçado. Pois esta é uma ideia sensacional, que veio da cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Uma máquina que, em poucos minutos, transforma dejetos humanos em água potável. E não só isso: em energia também.

A ideia do Omniprocessor – este é o nome da engenhoca – é revolucionar a maneira como o esgoto é tratado em países pobres e evitar a morte de milhões de pessoas, principalmente crianças. Ela foi anunciada em janeiro deste ano, quando Bill Gates (foto acima) contou em seu blog sobre a nova tecnologia.

O projeto do Omniprocessor foi o ganhador de um concurso, lançado pela Fundação Bill e Melinda Gates*, que desafiou cientistas a desenvolver novas tecnologias para a limpeza da água.

A expectativa da Fundação Bill Gates é que haja interesse da iniciativa privada em financiar a instalação de plantas como esta em outros países. Apesar do preço estimado, cerca de 1,5 milhão de dólares, ele é infinitamente inferior ao de grandes usinas de tratamento, que consomem uma quantidade enorme de energia para funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...