quarta-feira, novembro 18, 2015

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: NOVO COLÍRIO PODE DISSOLVER CATARATA SEM CIRURGIA

A catarata é a causa de metade dos casos de cegueira no mundo, é possível combatê-la com cirurgias, mas o procedimento não é acessível para todos. Especialmente em países pobres, o acesso a cirurgiões-oftalmologistas pode ser bem complicado.

Para tentar solucionar o problema, um time de pesquisadores da University of California San Diego está desenvolvendo um colírio capaz de dissolver a catarata dos olhos. A descoberta foi descrita na revista Nature.

Entenda

Já se sabe que a catarata decorre de um acúmulo de proteínas desnaturadas no cristalino, que fazem a visão ficar esfumaçada. Isso pode acontecer tanto por causa da idade como por fatores genéticos.

Os pesquisadores da University of California perceberam que pacientes jovens que sofriam de catarata não produziam um hormônio chamado lanosterol, um hormônio esteroide.

Então, eles começaram a fazer alguns experimentos. Primeiro, os pesquisadores aplicaram uma solução de lanesterol em células do cristalino humano. Os resultados foram bastante positivos.

Depois, foi a vez de um grupo de treze coelhos que sofriam de catarata severa. Após seis dias de aplicação do colírio, onze coelhos apresentaram melhoras dramáticas - alguns se curaram completamente.

O último teste foi realizado em um grupo de sete cachorros, de raças mais propensas a terem catarata, como labradores e pinschers. A melhora foi igualmente significativa.


Agora, os pesquisadores continuar pesquisando a substância para realizar testes em humanos.

Fonte:Ione Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...