quinta-feira, junho 02, 2016

DESCOBERTA: CIENTISTAS ENCONTRAM PLANETA QUE PODE SER HABITÁVEL

Cientistas descobriram um planeta extrassolar  que pode ser habitável. Ele fica a cerca de 1,2 mil anos-luz da Terra na direção da constelação de Lira.
O planeta chamado Kepler-62f foi alvo de simulações que sugerem: ele poderia ter água em estado líquido na sua superfície, condição essencial para desenvolvimento e manutenção da vida como conhecemos.
De um tipo conhecido como “super-Terra”, o Kepler-62f é cerca de 40% maior que o nosso planeta.Os astrônomos consideram altamente provável que ele também seja rochoso como o nosso.
Além disso, ele orbita sua estrela na chamada “zona habitável”, em que não está perto nem longe demais para que sua temperatura também possa permitir a existência de água em estado líquido nele.
Completando um “ano” a cada 267 dias, o Kepler-62f recebeu essa designação porque é o mais afastado dos cinco planetas que se sabe orbitarem a estrela Kepler-62, com aproximadamente dois terços do tamanho e um quinto do brilho do Sol.
Isso faz com que, mesmo estando mais perto da sua estrela que a Terra, ele receba apenas estimados 41% da energia que banha o nosso planeta.
“Descobrimos que existem múltiplas composições atmosféricas que permitem a ele ser quente o bastante para ter água líquida na superfície. Isso faz dele um forte candidato a ser um planeta habitável”,  afirma Aomawa Shields, astrônoma da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e líder do estudo.
A pesquisa foi publicada na última edição do periódico científico “Astrobiology”.

Fonte:Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADECOI INFORMA: AÇÕES DA BRIGADA VOLUNTÁRIA AMBIENTAL

A Associação dos Defensores do Complexo Itapiracó( ADECOI) esteve presente nas pessoas da dona Sindia e Silvana na ação com o Batalhão de...