quarta-feira, agosto 31, 2016

JUVENTUDE: AÇÕES DO GOVERNO BENEFICIAM MILHARES DE JOVENS DE SÃO LUÍS

Em pouco mais de um ano e meio de gestão, as ações do Governo do Estado já beneficiaram mais de 70 mil jovens em todo o Maranhão. Mesmo com projetos e programas que alcançam a juventude de todo o estado, a capital São Luís tem sido destaque no número de beneficiários com as ações nos três primeiros meses do segundo semestre de 2016. Até outubro, mais de sete mil jovens ludovicenses participarão de ações do governo.
A gestão estadual entende que o reconhecimento do jovem como sujeito de direitos, passa pela construção de uma nova imagem deste cidadão. Nesse sentido, o governo tem desenvolvido ações específicas para a juventude, garantindo ao jovem maranhense as condições de se tornar cidadão do mundo, sendo protagonista das mudanças necessárias para a sua vida e de todo o estado.
Em São Luís, os programas Cidadão do Mundo e Aulão do Enem, desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), devem beneficiar entre os meses de agosto a outubro, a marca histórica de mais de 6.100 jovens ludovicenses.
Somente as megarrevisões para o exame nacional, que terão cinco edições na capital maranhense, deverão reunir cerca de seis mil candidatos a uma vaga no ensino superior público e particular. A primeira edição do Aulão do Enem, realizada no auditório do Multicenter Sebrae, contou com a participação de 1,2 mil jovens. O cronograma da revisão promove aulas nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, no mesmo local.
Para a secretária Tatiana Pereira, a experiência do Aulão do Enem é a oportunidade para muitos jovens de São Luís ter acesso a aulas sem qualquer custo e com o suporte necessário. “Vejo como mais uma etapa de sucesso na vida destes jovens e fico feliz com o compromisso deles em estar nessa grande sala de aula num dia de descanso para muita gente. É mais um instrumento que se soma a outras iniciativas do Governo do Estado que estão beneficiando milhares de jovens em São Luís, assim como em todo o Maranhão”, comentou.
O jovem Thailson Matos, 18, morador da Cidade Operária, disse estar muito feliz pela oportunidade de revisar e reforçar seus conhecimentos para as provas do Enem. “Quando soube que iria ter aqui, não pensei duas vezes. Quero me preparar o máximo que puder para fazer bonito no Enem e essa é uma ótima oportunidade que estamos tendo para isso”, ressaltou.
Cidadão do Mundo
Já pelo programa Cidadão do Mundo, 132 jovens serão beneficiados nestes três primeiros meses do segundo semestre de 2016. No sábado (27), um grupo de 62 jovens embarcaram para Estados Unidos e Canadá, onde vão receber capacitação para alcançar domínio funcional de inglês. Além disso, no início da semana passada, uma nova turma de 216 jovens foi classificada para a fase inicial da nova edição do programa. Destes, 70 serão selecionados e viajarão para França, Canadá, Estados Unidos e Argentina participar de cursos de idioma estrangeiro.
Tour Jovem Cidadão
Outra ação do Governo do Estado que tem beneficiado jovens em São Luís neste mês de agosto, é o projeto ‘Tour Jovem Cidadão’. A iniciativa é realizada pela Seejuv em parceria com secretarias estaduais e municipais e consiste em propiciar que jovens tenham empoderamento cultural com o acesso a equipamentos culturais, como museus, teatros, bibliotecas, etc. Com 50 jovens em cada edição, somente no mês de agosto, o projeto beneficiou 200 jovens da rede estadual de ensino de São Luís.

Alunos das escolas CEM Dorilene Silva Castro (Coroadinho), CEM Erasmo Dias (Maiobão), CEM Maria Aragão (Cidade Operária) e CEM Mário Meireles (Pedrinhas) puderam conhecer mais sobre a história de São Luís, realizando um verdadeiro turismo educativo por espaços culturais e históricos da capital maranhense. Mais edições do ‘Tour Jovem Cidadão’ devem beneficiar outros jovens de escolas públicas de São Luís até o mês de novembro.
Fonte: SEEJUV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...