terça-feira, setembro 13, 2016

PARCERIA AMBIENTAL: SEMA, ANA E CPRM JUNTO NA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO HIDROGEOLÓGICO

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) fechou parceria, dia 12.09, com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) e a Agência Nacional das Águas (ANA), para a elaboração do Estudo Hidrogeológico da Região Metropolitana de São Luís - Subsídios para o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos. A Reunião teve como objetivo alinhar as diretrizes necessárias para que tenha início o estudo sobre os sistemas aquíferos da Ilha de São Luís, com a caracterização física da Região Metropolitana, a avaliação do uso e ocupação da terra, geológica, hidrogeológica, hidroclimatológica, a avaliação de locais com restrições de uso da água e a relação das águas superficiais com as subterrâneas, além da caracterização da oferta de água com as demandas atuais da região.

O estudo resultará na caracterização dos Sistemas Aquíferos de Barreiras e Itapecuru, com a produção de quatro mapas temáticos: hidrogeológico, hidroquímico, potenciométrico e de transmissividade; a verificação da demanda atual de águas subterrâneas (através do cadastro de poços), possibilitando, por fim, a orientação da definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da Região Metropolitana, visando sua preservação e seu uso sustentável através de um Modelo de Gestão das Águas. O prazo deste estudo é previsto em 20 meses, e caberá à CPRM sua execução, à ANA a gestão e coordenação, tudo em parceria com a SEMA. 
Fonte: SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...