segunda-feira, novembro 07, 2016

SUSTENTABILIDADE: JOVENS BRASILEIRAS DESCOBREM JEITO DE USAR CASCAS DE COCO (ABANDONADAS NAS PRAIAS) PARA ABSORVER ÓLEO DERRAMADO NO MAR POR EMBARCAÇÕES

É muito comum vermos por aí: cascas de coco abandonadas nas praias brasileiras e vazamentos de óleo nas águas do mar. Há quem diga que as soluções para nossos problemas, muitas vezes, estão na nossa frente, basta mudar nosso olhar para enxergá-las. Pois foi exatamente isso que fizeram as estudantes Nubia Marques da Silva e Aline Faustino Soares da Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba.

O desafio foi lançado por uma professora, que estava incomodada com a quantidade de cocos jogados fora a todo momento, principalmente perto das praias. Já a inspiração veio durante uma visita ao Porto São Sebastião, onde as alunas conheceram a turfa canadens, uma espécie de pó utilizado para absorver o óleo que os navios despejam nos oceanos. .

As meninas então arregaçaram as mangas e fizeram uma porção de testes em tanques de água do mar que mostraram que, de fato, o “pó de coco” pode ser usado para absorver o óleo que é derramado no mar por embarcações. Melhor que isso: elas descobriram que o que sobra da preparação do “pó de coco” ainda pode ser usado como biomassa substituta ao carvão. Quer solução mais sustentável do que essa? 

Como tudo deu certo, o que era um despretensioso projeto acadêmico se tornou um potencial negócio. A descoberta foi registrada em cartório e, agora formadas, as garotas pretendem aprimorar ainda mais a ideia. Boa sorte, visionárias!

Fonte:agricotec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...