quarta-feira, fevereiro 07, 2018

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PORQUE É URGENTE FALAR?

Em um mundo onde muito se fala sobre respeito ao meio ambiente, mas que se faz bem menos do que o necessário, fica claro que a preservação do ambiente e dos recursos naturais depende da criação de uma consciência ecológica, ainda em construção no coletivo. Assim como em outros aspectos comportamentais na sociedade, a melhor ferramenta para a evolução e mudança de hábitos nesse quesito vem por meio da educação.

Cada vez mais relevante em nossa sociedade, a Educação Ambiental (EA) é área de estudo voltada para a compreensão do ambiente em toda a sua complexidade, o que inclui a relação dos indivíduos com os bens de consumo.  Apesar de ainda não ser um assunto obrigatório nas escolas, a EA é um processo contínuo que transcende idade, gênero ou classe social e vai muito além dos deveres de administradores públicos.

Responsabilidade comum – Para que seja efetiva e promova resultados positivos, seu processo de desenvolvimento deve ter a participação e engajamento de todos. Desde o poder público, a escolas; as famílias também devem estar envolvidas.

Baseado em estratégias de ensino mais dinâmicas e criativas (que proponham reflexão) é que se gera o desenvolvimento de habilidades e atitudes para mudar uma realidade deficiente. Palestras, debates, discussões em grupo, jogos de simulação e contato direto com o ambiente são técnicas que podem auxiliar no processo de transformação das atitudes.

Para um maior alcance e acessibilidade, a melhor alternativa é trabalhar os conteúdos sob uma visão multidisciplinar, a partir de realidades ambientais específicas e mirando formar indivíduos conscientes sobre sua relação com o consumo e com os resíduos que produz.

Fonte: Adriano Marquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...