terça-feira, julho 10, 2018

RÁDIO COMUNITÁRIA: ECONOMIA SOLIDÁRIA NO FALA COMUNIDADE


A edição 262, de 08/07/2018, foi totalmente disponibilizada para a Economia Solidária (ES). Contamos com participação de Fátima Ramos (foto ao lado), estudante da UEMANet que defendeu TCC no curso de administração pública com o tema “Economia Solidária Enquanto Fomentadora Em Tempos de Crise”.

Fátima iniciou sua entrevista, falando dos aspectos conceituais da ES.  Disse que a cooperação e a solidariedade entre os trabalhadores é a base deste importante movimento que faz contraponto com o capitalismo desde a primeira revolução industrial nos idos de 1760. O cooperativismo foi a alternativa encontrada pelos trabalhadores para enfrentar as mazelas proporcionadas pelo nascente capitalismo, destaca.

Fátima destacou que no Brasil, a economia solidária dá seus primeiros passos no final da década de 60, quando o país sofre com a crise mundial do petróleo. Mencionou o economista Paul Singer que estudou e teorizou as alternativas dos trabalhadores desempregados naquele período. Disse ainda que a constituição de 88 e os últimos governos favoreceram a ES, disponibilizando estruturas governamentais como a Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Por fim, Fátima disse que sua pesquisa consistiu na aplicação de um questionário aberto, composto de 8 perguntas e que as informações coletadas levaram à constatação de que a ES presta um relevante serviço social,  empoderando o trabalhador para a geração de renda com olhar ecológico e visão de sustentabilidade, dentro do exercício do associativismo.

Fonte: Camilo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...