segunda-feira, julho 09, 2018

SUSTENTABILIDADE: RIO DE JANEIRO É A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A BANIR CANUDOS PLÁSTICO

A cidade do Rio de Janeiro acaba de proibir o uso de canudinhos plásticos em bares, cafés e restaurantes e quiosques. No dia 07/06, foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei do vereador Jairinho (MDB) que bane o canudo na capital carioca. Uma luta da ONG MEU RIO, uma rede de cidadãos que trabalha por uma cidade mais democrática, inclusiva e sustentável. 

A Lei estipula multa de até R$ 3 mil aos estabelecimentos que descumprirem a lei, valor que pode ser multiplicado em caso de reincidência. Ao invés do plástico, o projeto determina o uso de canudos feitos de materiais biodegradáveis.

Aparentemente inofensivo, o canudinho descartável virou uma praga ambiental. Só nos Estados Unidos, são usados 500 milhões deles por dia e no Reino Unido, mais 100 milhões. E assim como outros resíduos, eles acabam no mar, engolidos por animais, que morrem sufocados.
Feito geralmente de poliestireno ou polipropileno, o canudo pode ser reciclado, mas como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, frequentemente é jogado nolixo. Sua vida útil é estimada em 4 minutos. Isso mesmo, 4 minutos! E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...