sexta-feira, setembro 14, 2018

SUSTENTABILIDADE: IMPERATRIZ VIVE NOVA REALIDADE NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

São muitas ações realizadas pela Prefeitura em busca da qualidade de vida da população. Uma das mais claras e que já deixam um legado na história de Imperatriz, é a mudança do cenário sobre a geração, transporte, destinação e disposição final de resíduos sólidos. Além de alavancar, como jamais visto, a coleta seletiva, beneficia cerca de 70 famílias que vivem da segregação e destino dos produtos recicláveis.

O pontapé para o gerenciamento eficiente do lixo da cidade foi dado com a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, que mobilizou toda população a pensar, discutir, opinar e propor melhorias para os serviços relacionados à limpeza pública e ao gerenciamento de resíduos sólidos, assim, oportunizando gestão com a participação efetiva da comunidade imperatrizense.


No Plano, foi traçado diagnóstico sobre a situação atual do município, com a realização de sete audiências públicas participativas e de tribuna aberta, bem como a projeção de novas ações, programas e metas a serem cumpridos pela gestão municipal para efetivamente melhorar as condições e os serviços públicos sobre os resíduos sólidos. Este Plano foi proposto a votação e aprovado pela Câmara de Vereadores, onde por meio desta se concebeu a Política Municipal de Resíduos Sólidos, através da Lei Complementar Nº 1.743/2018.


Todas essas ações têm como objetivo a gestão eficiente dos resíduos sólidos do município, priorizando aqueles que desempenham o papel dos catadores, classe protegida por Lei e que deve ser acompanhada e apoiada pelos entes públicos. A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, afirma que “além disso, é de grande relevância o ganho ambiental obtido através da implantação destas ações, mostrando uma educação ambiental e a sustentabilidade entre a geração, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos gerados pela comunidade imperatrizense”, revela.

Segundo a catadora da Associação de Catadores de Material Reciclável de Imperatriz, Ascamari, Celma Souza, “primeiro, uma das vantagens é a questão da educação ambiental, segundo, acredito que irá nos reforçar enquanto organização, em termos econômicos, e é uma forma de estarmos educando a população com a coleta seletiva. A cidade ficará mais limpa, e acredito que todos nós iremos ganhar”.

Para um dos fundadores da Ascamari, José Ferreira, conhecido como seu Zezinho, “a importância do plano de coleta seletiva é que se trata de uma grande motivação para a organização dos catadores. Até a implantação do Plano, nós éramos três que trabalhávamos na associação, agora somos 11 trabalhadores. Tivemos um aumento da renda, de uma média de R$ 400 para uma média de R$ 600 por mês. E com o aumento da produção, vamos agregar maior renda para os catadores”, comemora.

Fonte: SEMMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...