sexta-feira, agosto 27, 2010

ENERGIA ALTERNATIVA

Um grupo da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, está investigando um motor alimentado por xixi. A energia é gerada por células de combustível, que usam um processo químico, para converter a uréia, substância encontrada na urina, em energia. O projeto, dos pesquisadores Shanwen Tao e Rong Lan recebeu 130 mil libras de um fundo governamental.

O sistema desenvolvido por Tao e Lan pode usar qualquer fonte de uréia, tanto a produzida industrialmente como fertilizante, quanto a proveniente da urina, de humanos ou animais. Para os pesquisadores, é uma alternativa às substâncias hoje usadas para as células de combustível: o hidrogênio (altamente inflamável) e o metanol (que é tóxico).

Tao diz que o sistema movido a urina pode ser usado em submarinos militares. Ou para veículos e motores em regiões remotas, como desertos ou ilhas.

Não é a primeira pesquisa envolvendo xix como fonte de energia.
Pesquisadores americanos da Universidade de Ohio coordenados pela professora Gerardine Botte conseguiram produzir hidrogênio a partir da urina. O processo de obtenção do novo biocombustível consome cerca de um quarto da energia utilizada para transformar a água em hidrogênio.
Fonte: Epoca/Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REGIÃO METROPOLITANA: POLICIA PRENDE SUSPEITOS DE ATERRORIZAR OCUPANTES DA COMUNIDADE ENGENHO

Os suspeitos foram identificados como Edson Silva, sargento da Polícia Militar, e Rafael Diniz dos Anjos. Ambos foram levados à Superint...