sábado, julho 21, 2012

CURIOSIDADE TECNOLÓGICAS "VERDES" DAS OLIMPÍADAS DE LONDRES

Árvore Solar

Esqueça folhas verdes caindo no outono ou fazendo aquela sombrinha boa no verão. Esta árvore imita a natureza nas suas formas mas a função é outra: gerar energia e iluminar a cidade à noite.
As folhas high-tech são, na verdade, células fotovoltaicas para geração de energia solar. Os galhos e o caule são formados por lâmpadas de LED que acendem automaticamente quando escurece. De quebra, a invenção vem com um banco para quem quiser fazer uma pausa pra descanso. O poste arbóreo vai iluminar alguns pontos da cidade-sede até setembro.

Lixeira

jogar o lixo será uma diversão à parte. As chamadas “smart bins” (lixeira esperta) têm conexão wi-fi e duas telas de LCD, que mostram informações como previsão do tempo e valor de ações. E tem mais: são à prova de bomba.
Até o início dos jogos serão 100 unidades espalhadas pelas ruas londrinas. Será que chamar a atenção das pessoas para a lixeira pode fazê-las descartar de forma correta seus resíduos?

Cola contra poluição

 
Esta é resultado da tecnologia da indústria química, que está testando uma solução que tem a capacidade de atrair partículas de poeira e grudá-las no asfalto, como se fosse uma cola. A poeira pode sair com a água da chuva ou no contato com o pneu de carros. A ação vai ser testada até o início dos jogos e pode reduzir em até 10%a poeira no ar, segundo os defensores da ideia.
A medida, no entanto, sofreu diversas críticas. Um blog do site do jornal britânico The Guardian , por exemplo, publicou um artigo do grupo Climate Rush que questiona a eficiência da “cola”.

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...