sexta-feira, agosto 12, 2016

FÓRUM COHAB/COHATRAC: 7º EDIÇÃO DO CINE FOCCO

Em alusão aos dez anos que a Lei Maria da Penha, Lei no. 11.340∕ 2006, sancionada no Brasil, que coibe a violência doméstica e familiar, fará agora em agosto, o Cine FOCCO estará apresentando o Filme “Terra Fria”, um filme que tem, praticamente, a mesma idade desta lei, pois foi lançado em 2006 e traz a história de uma mulher chamada Josey Aimes, que sofre violência doméstica por parte de seu marido.

O contexto era os anos 1980, nos Estados Unidos, uma sociedade em que as mulheres não possuiam seus direitos reconhecidos, nem respeitados. A personagem principal, Josey Aimes, decide sair de casa com seus dois filhos, após ser agredida por diversas vezes pelo seu marido, e retorna à sua cidade natal, para a casa de seus pais e lá tenta recomeçar sua vida.

Ao buscar a inserção no mercado de trabalho, a mesma encontra emprego em uma mina e passa a sofrer outra forma de violência praticada contra as mulheres, o assédio moral e o sexual, por parte dos colegas da empresa, além de sofrer a omissão da direção da empresa, que nada fez para que esta situação não perdurasse, e Josey pudesse sentir-se protegida no que tange aos seus direitos em seu espaço de trabalho.

A personagem entra na justiça para que pudesse receber indenização por danos devido aos assédios cometidos na e pela empresa e sai vioriosa em sua ação judicial.

A história em questão é pertinente nos dias atuais, pois mesmo com uma legislação que avança, em nível de Brasil, como é o caso da Lei Maria da Penha e das Delegacias Especializadas que foram criadas para atender tais questões, sabe-se que ainda é muito frequente a violência doméstica, o assédio moral, sexual, sofrido pelas mulheres no nosso país.

Vale ressaltar, ainda, a importância de nós mulheres não silenciarmos, de buscarmos as instâncias judiciais, de buscarmos a articulação mais ampla, junto aos segmentos, espaços e movimentos de luta pela efeitvação dos direitos das mulheres, historicamente, violados em vários aspectos de nossa existência na história da humanidade.

Fonte: Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...