segunda-feira, maio 29, 2017

AMBIENTE SUSTENTÁVEL: CASA GERA SUA PRÓPRIA ENERGIA, REAPROVEITA TODA ÁGUA E PRODUZ ALIMENTOS

A NEXUSHAUS é uma casa sustentável projetada por estudantes da Universidade de Munique, em parceria com estudantes da Universidade do Texas. A ideia por trás do projeto vai além do uso sistemas eficientes, os jovens querem usar a ideia para também questionar os custos das moradias nas grandes cidades, mostrando que é possível construir de forma sustentável com valores acessíveis.

O protótipo, desenvolvido para um concurso internacional, foi feito com materiais sustentáveis e sistemas eficientes para a produção de energia e uso da água. A casa é coberta com painéis solares, que garantem toda a energia necessária para o seu funcionamento, o que inclui iluminação, eletrodomésticos, eletrônicos, ar-condicionado e o abastecimento de um carro elétrico.


Para reduzir o consumo de eletricidade, os estudantes acrescentaram um sistema de aquecimento solar de água e uma bomba de armazenamento. Aliás, o projeto leva a água extremamente a sério, com soluções que evitam todos os tipos de desperdício.


Uma cisterna capta a água da chuva, que passa por um sistema de filtragem, tornando-a potável, enquanto a água cinza também passa por um tratamento e é usada na máquina de lavar, pia, chuveiro, irrigação e abastecimento do sistema aquapônico para a produção de alimentos.

Fonte: REBIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMITÊ DE PRAÇA: JARDINAGEM PEDAGÓGICA

A Jardinagem Pedagógica é um projeto que tem a "construção de saberes e convivências" como base. Teve sua preexistência na Pra...