sábado, outubro 30, 2010

MARANHENSE INVENTA TELEFONE ECOLÓGICO.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), já patenteou a invenção do técnico em eletroeletrônica Jecefran Martins. O protótipo, segundo explicou Jecefran, foi desenvolvido a partir de sucata de telefones e precisa apenas de meia hora ao sol para funcional durante uma semana sem precisar de recarga. “O aparelho funciona a uma distância de 40 km das antenas de celular e é capaz de rastrear sinais de radio FM para captura de ligação”, conta. “Em locais onde a rede de telefônica fixa não chega, ele chega por um sinal GSM associado a tecnologia WLL”, completa.

O Dispositivo Móvel de Comunicação Pública (DCMCP), como foi batizado, o aparelho tem como propósito divulgar telecomunicações entre grandes distâncias, onde há grande dificuldade de comunicação através da rede fixa e acesso escasso a energia elétrica.

O técnico em eletroeletrônica que percorre agora feiras de tecnologia para divulgar o orelhão ecológico foi motivo de uma reportagem no Jornal Nacional no dia 29 de outubro.

quinta-feira, outubro 28, 2010

GROENLÂNDIA ESTE ANO CONTINUA DERRETENDO EM RITMO SEM PRECENDENTES

A região do Ártico continua esquentando em um ritmo sem precedentes. É a conclusão principal de um estudo de 69 cientistas de várias partes do mundo, que participaram de o Arctic Report Card, um levantamento extenso coordenado pela NOAA, agência de atmosfera e oceanos dos Estados Unidos.
Faz sentido diante da escalada recente de calor. Os primeiros 9 meses do ano são os mais quentes já registrados.
Segundo os pesquisadores, a Groenlândia está registrando temperaturas que batem os recordes dos registros históricos. As taxas de derretimento e perda de área de geleiras também são as mais altas já registradas.
O gelo no período do verão também continua cada vez menor. A área gelada na virada de 2009 para 2010 foi o terceiro mais baixo já registrado desde 1979. A espessura do gelo continua diminuindo. A menor espessura de 2010 é a terceira mais baixa desde 1979, acima apenas do que foi marcado em 2008 e 2007.
A quantidade de neve sobre a superfície da região é a menor desde que as medições começaram, em 1966.
O que acontece nessa região remota tem grande importância para nós, segundo os cientistas. As geleiras da Groenlândia podem elevar o nível do mar em alguns metros caso derretam. Mas antes disso, as mudanças no clima do Pólo Norte têm grande impacto no clima do resto do planeta. A superfície branca do Ártico funciona como um espelho, que reflete a luz solar. Na medida que derrete e fica escura, passa a reter mais calor. Isso acelera o aquecimento de todo o planeta. Além disso, as mudanças no ártico desequilibram a circulação de massas de ar e as correntes marinhas que mantém os padrões de clima que conhecemos em outras regiões da Terra. O Ártico também é área de alimentação e reprodução de várias espécies que circulam no resto do Hemisfério Norte.
“Além de afetar os humanos e a vida selvagem local, as temperaturas mais quentes no Ártico tem conseqüências mais amplas para os sistemas físicos e biológicos de outras partes do mundo”, diz Jane Lubchenco, diretora da NOAA.
Fonte: época on line

segunda-feira, outubro 25, 2010

SITIO ECOLÓGICO

Membros da ONG Ilha Verde participaram neste sábado, dia 23 da oficina no Sítio Panakuí que significa cesto pequeno, situado no povoado de Coquilho, zona rural de São Luís, local de características intuitiva, ecológico, que busca a integração com a sabedoria dos povos tradicionais e o melhor que a tecnologia tem a oferecer, em um cenário sustentável.
         Moisés fazendo apresentação da metodologia do Sítio

Galpão do Sítio

Forno e fogão a lenha tradicional

Planta nativa do Sítio, feijão guardu

Protótipo de um banheiro ecológico



Moises, Jaqueline, Maurício e Fatima

O proprietário o Sr. Moisés Matias expõe folhas e sementes de plantas nativas, como pau d’arco, mata fome, jatobá, podói, maçaranduba, tuturubá, janaúba, marfim, jacarandá, etc. Mostrando com isso a riqueza da nossa flora nesta maravilhosa Amazônia legal.
Claudia e Jaqueline fazendo exercício de respiração

domingo, outubro 24, 2010

CONSELHO GESTOR DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO COHATRAC – UPA/SOCORRINHO I


da esquerda  para a direita - Georgina (CIJAC), Fátima (ARTHECA),
Mayumy (Ass. Social da UPA) e Arlete (Vilagem do Cohatrac V)

Foi iniciado nesta sexta-feira dia 22/10 o processo de formação do Conselho gestor da Unidade de Pronto Atendimento- UPA, com a presença de algumas entidades do Complexo Cohatrac e representante da UPA-Cohatrac.

Georgina (CIJAC), Maurício (ONG Ilha Verde),
Mayumy (Ass. Social da UPA) e Arlete (Vilagem do Cohatrac V)

Para o Sr. Maurício  ” é muito importante a instalação do Conselho Gestor , para que possa ser criada alternativas, para a construção de uma gestão co-participativa, visando ainda mais, o melhor funcionamento da unidade, visto que  hoje , o atendimento da UPA chega a  casa dos treze mil atendimentos por mês”.

quarta-feira, outubro 20, 2010

PROFESSORES DO CINTRA COMEMORAM O SEU DIA.

Música ao vivo, sorteio de brindes e munita descontração marcaram o dia de grande festa para os professores do CINTRA.
Profª. Elisângela entregando presente para a Profª. Lucilene


Profª.  Elza, Prof. Francisco Mariliane (Dir. da DEFIDEL), Marise (Dir. do Anexo) e  Elisângela (Dir. do Ens. Fundamental)


Mesa de presentes

Momento de descontração dos professores

domingo, outubro 17, 2010

CRIANÇAS SÃO HOMENAGEADAS NO IV CONJUNTO DA COHAB.

Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho.
Um sonho que se sonha junto, vira realidade!
 
Equipe organizadora

Essa é a idéia do Projeto Criança Feliz, que realizou neste dia criança, o evento denominado “Crianças não dão trabalho, dão frutos!”. Dia em que o único dever das crianças é de se divertir.
A ação contou com a participação tanto dos familiares quanto da comunidade. Onde, a arrecadação de brinquedos feita pela comunidade será distribuída no dia seguinte a um bairro carente.

da esquerda para direita - Claudia (ONG Ilha Verde), Sr. Joaquim
 e sua esposa, Herika (ONG Ilha Verde) e Jaqueline (ONG Ilha Verde)

Segundo o Sr. Joaquim, coordenador do projeto, “esta ação será realizada por muitos e muitos anos”.












As crianças na hora da organização das brincadeiras

sexta-feira, outubro 15, 2010

A MAIS IMPORTANTE DAS PROFISSÕES.

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...


quarta-feira, outubro 13, 2010

COMEMORAÇÃO DOS 02 ANOS DO SOCORRINHO NO COHATRAC.

Foi comemorado, nestes 09 de outubro, por funcionários, comunitários e componentes de entidades da sociedade civil organizada, o segundo ano de instalação da primeira Unidade de Pronto Atendimento - UPA, localizado na Rua 09, do Cohatrac II e blogo batizado de  Socorrinho I, que  integram a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS.
  
                     Líderes comunitário na frente do Socorrinho
Considerado um ganho em relação à saúde pública para a comunidade do Complexo Cohatrac, assim denominado pelo fato de ser bastante populoso, correspondendo a 26 conjuntos e bairros periféricos, abrangendo uma região com cerca de 150 mil habitantes.

Mesmo não tendo uma demanda de público igual ao dos Socorrões, a UPA do Cohatrac, já ultrapassou a casa dos 14.000 atendimentos/mês (conforme dados administrativos do hospital), ganhando destaque na agilidade e na qualidade do atendimento prestado aos usuários, em casos emergenciais de média complexidade. Sem internação (pelo fato de ser uma UPA), comporta 12 leitos de observação, oferecendo ainda, serviços em clínica médica, ortopedia e odontologia. Tudo 24 horas.


Dr. Nilton e João Bastos (Diretor Geral e
Administrativo do Socorrinho)

O Sr. João Bastos Gomes (Diretor Administrativo) da UPA, relatou que em algumas situações, é abordado por pacientes ou familiares para receber observações positivas em relação aos cuidados com o hospital e principalmente, ao rápido atendimento.






                    Comunitários e Funcionários no coffe break.



Equipe médica, Cap. do 8º BPM do Cohatrac, Drª. Kikas e Comunitários na comemoração.

domingo, outubro 10, 2010

AS CRIANÇAS TAMBÉM DEVEM CUIDAR DA SAÚDE

Estudos mostram que doenças da vida adulta, como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância. Pelo menos 30% das crianças estão com sobrepeso, a taxa de obesidade infantil dobrou nos últimos anos e estima-se que uma a cada três crianças acima do peso irá desenvolver diabetes.

As necessidades nutricionais das crianças são altas, e o tipo de alimentação adotado nesta fase é muito importante para a saúde durante a vida. Pesquisas mostram que o hábito alimentar da infância nos indica o padrão de consumo do individuo na idade adulta e que a dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos filhos. Por isso, a dieta da família deve ser saudável e variada.

O desenvolvimento da criança pode ser comprometido pelo consumo excessivo de açúcar e comida muito processada. O consumo de alimentos industrializados, refinados, cheios de gorduras e aditivos químicos é prejudicial a saúde e desenvolvimento fisico e cognitivo da criança. Estudos relacionam o hábito alimentar ao déficit de atenção e hiperatividade infantil.

As nutricionistas da Rede Mundo Verde podem dar algumas dicas para as mães que querem cuidar da saúde dos filhos. Confira:

• Frutas, verduras e legumes – de preferencia orgânicas- devem fazer parte da alimentação diária, pois representem a principal fonte de nutrientes antioxidantes;


• Durante as refeições a ingestão de bebidas deve ser controlada, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes;

• Não substitua as refeições por leite, mingaus ou iogurtes, é importante que as crianças comam comida;

• Permita que a criança participe das compras e preparo dos alimentos. Varie o cardápio, utilize a criatividade para elaborar pratos atrativos e sempre coloridos;

• Controle a ingestão de guloseimas como doces, balas, biscoitos recheados e frituras. Prefira lanches saudáveis como salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas e crocantes, cookies de cacau e até mesmo, um chocolate com pelo menos 60% de cacau;



Na hora da merenda opte por biscoitos integrais, frutas frescas ou secas ou barras de cereais;

• A atividade física é muito importante para o desenvolvimento da criança, além de colaborar para o controle de peso;

• O tempo de permanência em frente da televisão, computador ou vídeo game devem ser controlados pois estimulam o sedentarismo e o hábito errado de beliscar guloseimas entre as refeições.

Fonte: Mundo Verde



















sexta-feira, outubro 08, 2010

A COMUNIDADE DO COMPLEXO COHATRAC DISCUTI SOBRE TRANSPORTE URBANO

Com o objetivo de discutir e repensar a problemática do transporte urbano no Complexo Cohatrac, a Srª. Francisca das Chagas (Diretora do Colégio O Bom Pastor) convocou nesta quinta feira (07/10/10), representates da sociedade civil organizada e comunitário, para solicitar da Empresa de Transporte Coletivo Maranhense a criação de uma via alternativa para os bairros circunvizinhos do Cohatrac, pelo fato dos moradores não serem contemplados com nenhum tipo de transporte público na região, ocasionando com isso muitos danos de ordem sociais, como a falta de segurança, de lazer aos finais de semana, ente outros.

Estiveram presente na reunião a ONG Ilha Verde, a Fundação Gersyka Emmel, a Empresa de Transporte Coletivo Maranhense e Moradores do Cohatrac uma Linha Alternativa (Circular) entre os bairros Cohatrac, Cohab e Forquilha.




  
 O Sr. Tacio José (Gerente de Operação de Trafego da Empresa de Transporte Coletivo Maranhense) comunicou a todos os presentes que a TCM é a principal interessada para instalação da referida linha alternativa. 

Na oportunidade, foi colocado pelo Sr. Celso Borges (Fundação Gersyka Emmel) que nesse processo de política publica na área de transporte urbano, mas precisamente na região do Cohatrac, onde há áreas que pertencem aos municípios de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar a necessidade de ser feito um abaixo-assinado para respaldar a comunidade junto a Secretaria de Transporte do Estado do Maranhão, Secretaria de Transporte São Luis, Secretaria  de Transporte de São José de Ribamar e Paço do Lumiar que é de vital importância.
 
Os membros da reunião da esquerda para a direita - Jaqueline Alves  (ONG Ilha Verde), Maurício César (ONG Ilha Verde), José Rogério (Cord. de Esporte do Colégio O Bom Pastor), Gerzilene da Silva (Moradora do bairro Novo Cohatrac), Tacio José (Gerente de Operação de Trafego da Empresa de Transporte Coletivo Maranhense), Francisca das Chagas (Diretora do Colégio O Bom Pastor) e Celso Borges (Fundação Gersyka Emmel)
 

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...