terça-feira, janeiro 31, 2012

EM LONDRES, QUEM ANDAR A PÉ OU DE BICICLETA TERÁ DESCONTOS EM LOJAS E CINEMAS.


Que tal ser recompensado, financeiramente, por deixar o carro em casa e se locomover pelas ruas da cidade a pé ou de bicicleta? Essa é a mais nova medida londrina para estimular a mobilidade sustentável – e, consequentemente, reduzir os níveis de poluição e congestionamento na capital inglesa.

A bonificação funcionará com a ajuda de um aplicativo para smartphone, criado pela empresa Recyclebank, com o apoio da prefeitura de Londres. Ao ser instalado no celular, o app é capaz de mensurar e pontuar os deslocamentos feitos a pé ou de bicicleta pelo usuário do aparelho, que poderá converter os pontos em prêmios e descontos, nas lojas e cinemas que participam da ação.

A iniciativa foi anunciada nesta semana pelo governo londrino e será testada, por um grupo de pessoas, até o final do ano, para finalmente ser lançada no segundo semestre de 2012 – não por acaso, quando começarão os Jogos Olímpicos de 2012, na cidade.

O Brasil também será sede das Olimpíadas, em 2016. Você acha que a medida adotada pela prefeitura de Londres poderia ser copiada pelo Rio de Janeiro para incentivar a mobilidade sustentável na capital fluminense e reduzir o trânsito caótico que esse tipo de evento esportivo mundial costuma causar nas cidades que o sediam?
Fonte: Superinteressante

sexta-feira, janeiro 27, 2012

ESGOTO DOMÉSTICO PODE SER USADO COMO MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE PAPEL.

Utilizar as águas residuais, provenientes das zonas residenciais das cidades, para produzir papel e, de quebra, baratear o preço do processo de tratamento de esgoto – que sai do bolso dos consumidores. Essa é a proposta do médico israelense Rafi Aharom, de Tzur Yigal.

Segundo ele, 99,9% do esgoto doméstico que chega às unidades de tratamento é liquído, mas 0,1% é composto por materiais sólidos, riquíssimos em celuloseproveniente de alimentos e, até mesmo, papel higiênico –, que podem ser reaproveitados para produzir papel.
Para colocar o processo em prática, é preciso recolher esse material sólido – que, normalmente, já é filtrado nas unidades de tratamento de esgoto, mas não reciclado –, secar e purificá-lo e, em seguida, vendê-lo para as empresas produtoras de papel. De acordo com Aharom, a nova matéria-prima baratearia o preço do produto e, também, do processo de tratamento de esgoto – uma vez que as companhias não teriam que dar um fim ao material sólido presente nas águas residuais. Ou seja, o consumidor só tem a ganhar.
O processo já foi implantado e está sendo testado no sul de Israel, onde, de acordo com Aharom, o esgoto doméstico possui grande quantidade de celulose. Já pensou se o método chega ao Brasil?
Fonte: Superinteressante

quinta-feira, janeiro 26, 2012

ÁREA DO RESIDENCIAL ESPERANÇA E TRANSFORMADA EM LIXÃO

Moradores do conjunto residencial Esperança, na Cohama, dizem não ter mais a quem reclamar. Um grande lixão na entrada do conjunto está prejudicando a população, sem que a Prefeitura de São Luís tome uma providência, não somente de limpar o local (a coleta não é realizada há um mês), como também impedir que a área continue a ser utilizada dessa forma.
Um morador do conjunto enviou ao blog fotos da área e em uma delas há o flagrante de um veículo particular e de uma carroça jogando lixo no local. E assim acontece todos os dias, carroças e automóveis despejam lixo no terreno, até mesmo animais mortos, colocando em risco a saúde das pessoas que moram próximo.
Bem que a Prefeitura de São Luís deveria fazer valer a lei de muros e calçadas para o terreno ou mesmo transformar o lixão em uma área de lazer (praça) ou escola, em benefício da comunidade do entorno.
Fonte: Daniel Matos

sábado, janeiro 21, 2012

CANTANHEDE: ÔNIBUS ESCOLAR TRAZ TURISTAS A SÃO LUÍS.

 Ônibus da Prefeitura de Catanhede em frente ao bar do prefeito Kabão na Av.Litorânea
Um ônibus escolar da Prefeitura de Cantanhede, de placas NHQ-1755, foi flagrado nesta sexta-feira próximo ao Conchas Bar, de propriedade do prefeito da cidade, José Martinho, o Kabão (DEM). O veículo estava estacionado em frente ao Hotel Calhau, na Avenida Litorânea, próximo ao bar.

O veículo do programa “Caminho da Escola”, adquirido com recursos federais provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), deveria servir às crianças que estudam na rede pública municipal.

Entretanto, num flagrante desrespeito às leis, Kabão cedeu o ônibus para transportar um grupo de pessoas que se deslocaram até a capital em turismo. Fontes do blog flagraram os “turistas” bebendo e comendo no bar do prefeito.

Não é a primeira vez que Kabão é flagrado desrespeitando as leis e cometendo crime de improbidade administrativa. Contra o democrata existem várias denúncias e investigações tramitando nos órgãos competentes.

Até quando?

Fonte: Marços D'erça

quinta-feira, janeiro 19, 2012

FAZENDO MÉDIA COM A VIA EXPRESSA.

Por motivos de brigas políticas o deputado federal Domingos Dutra (PT) quer se transformar num revolucionário sem causa, usando “comunitários” do Vinhais Velho, infiltrados com interesses políticos pessoais, com o objetivo de barrar a obra da Via Expressa

Alguns moradores já concordaram com a desapropriação, e outros discutem apenas detalhes de preço e pagamento, para continuidade das obras de construção da avenida que favorecerá milhares de ludovicenses.

Dutra só estar preocupado com os benefícios políticos ao grupo da governadora Roseana Sarney, com isso esquece da importância da nova avenida para São Luís.

Avenida Expressa

quarta-feira, janeiro 18, 2012

SERÁ QUE FOI ATO DE RACISMO NO BBB 12?

Em todas as edições do Big Brother Brasil houver “Movimentação debaixo de edredom”. Por que só Daniel Echaniz foi expulso?.

É o questionamento dos brasileiros. “Ele é negro, então começa a formar o quebra-cabeça, não tem muito o que explicar: isso é discriminação. Se ele foi expulso pelo que aconteceu debaixo do edredom, então os dois deveriam ter sido excluídos, porque ele não fez nada sozinho.”

Daniel Echaniz, após a eliminação, foi encaminhado para um hotel indicado pela Rede Globo, onde está à disposição do delegado que investiga a suspeita de estupro. Como só ele estar “preso” se o pivô do caso continua “solta” morar em São Paulo e estudar teatro."

A opinião do blog sobre a cena do edredom, a culpa é de Monique. “A menina estava dando mole para ele”, afirmou. “O problema é que ela não tem coragem de assumir em rede nacional que fez sexo dentro da casa.”

segunda-feira, janeiro 16, 2012

OPERAÇÃO FISCALIZARÁ TEMPO DE ESPERA EM FILA DE BANCO EM SÃO LUÍS, CAXIAS E BALSAS.

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual nº 7.806/2002, a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), realiza a Operação Paciência a partir desta segunda-feira (16). O alvo são as agências bancárias de São Luís, Caxias e Balsas.

A fiscalização é para saber se os bancos disponibilizam bilhetes de senha em que constem impressos, mecanicamente, o horário de recebimento da senha na fila e o horário de atendimento do consumidor no guichê (art. 2º da Lei nº 7.806/2002).

Também será fiscalizado o tempo máximo de espera dos consumidores que estiverem na fila para os serviços prestados no guichê que não deve ultrapassar 30 (trinta) minutos (art. 1º da Lei nº 7.806/2002).

A operação terá início, nesta segunda-feira (16), será realizada por período indeterminado e seus resultados serão avaliados a cada seis meses.A partir do início da ação, em todos os dias úteis, pelo menos uma equipe do Procon-MA, composto por no mínimo dois fiscais, realizará fiscalização em alguma agência bancária da capital.

As agências fiscalizadas não serão divulgadas com antecedência, sendo definidas no dia da ação fiscalizatória. Os fiscais permanecerão por, no mínimo, quatro horas por dia na agência fiscalizada.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

sábado, janeiro 14, 2012

CONTRA AQUECIMENTO, NASA PROPÕE MEIOS PARA ‘ESFRIAR’ A TERRA.

Uma ação abrangente para combater a emissão do gás metano e a poluição por fuligem reduziria o aquecimento global de 2,2ºC para 1,7ºC em 2050, indica um novo estudo liderado pela Nasa (agência espacial americana).

Quase todas as medidas necessárias para isso, dizem os cientistas, teriam seus custos compensados ao evitar gastos em saúde pública e na agricultura.

Segundo o trabalho, publicado na revista “Science”, se o planeta adotar 14 medidas contra essas substâncias (leia mais abaixo), combateria a mudança climática, evitaria mortes por doenças respiratórias e aumentaria a produtividade agrícola.

O documento inclui propostas que vão desde a substituição de fornos a carvão – grande fonte de poluição em países pobres – até o controle do vazamento de metano em poços de petróleo.

Combater a emissão desse gás, que também é subproduto da agropecuária, ajudaria os próprios produtores rurais, porque o metano estimula o surgimento de ozônio em baixas altitudes, prejudicando a respiração das plantas.

A produção mundial de alimentos teria um incremento de 30 milhões a 130 milhões de toneladas se o ozônio derivado da poluição fosse reduzido indiretamente por meio do combate ao metano.

Fonte: Ambiente Brasil

terça-feira, janeiro 10, 2012

UMA PROVÁVEL CONJECTURA POLITICA.

Palavras de Edvaldo Holanda (Deputado Estadual – PTC)

“Não rompemos com o prefeito, mas nos consideramos livres, a partir de agora, para definir o nosso futuro. Vamos reunir, provavelmente na segunda quinzena de fevereiro, para decidir se lançamos candidatura própria ou apoiamos outro candidato, que pode ser ele inclusive”, defende.

Decisão do grupo Sarney

O vice-governador Washington Oliveira (PT) garantiu hoje mais um passo na consolidação de sua candidatura a prefeito de São Luís. O secretário de Infra-estrutura, Max Barros (PMDB) anunciou que abre mão de sua candidatura em nome da aliança PT/PMDB.

Essa proposta pode se concretizar, visto que, essa dobradinha já acontece a nível estadual.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

ILHA DA DINAMARCA É TOTALMENTE ABASTECIDA COM ENERGIA LIMPA.

Na costa da Dinamarca, Samso, uma ilha que abriga pouco mais de 4 mil pessoas, produz 100% da energia que consome com fontes renováveis. E mais um pouco. O que sobra é repassado à rede pública, vendido no mercado de carbono e exportado para a parte continental por meio de cabos submarinos – que antes levavam petróleo e gás para abastecer os habitantes do local.

Tudo começou em 1997, quando a ilha ganhou um concurso do Ministério Dinamarquês de Ambiente e Energia. Mais tarde, o projeto recebeu financiamento e, com a dedicação e articulação dos moradores, foi possível construir 21 turbinas eólicas em terra e em alto mar.

Os moradores que investiram parte de suas terras para a instalação de turbinas eólicas hoje ganham dinheiro com o excedente. O lucro obtido com a geração de energia limpa (cerca de R$ 80 milhões por ano) é investido em obras sociais e o local tem um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo.

De cada 10 casas de Samso, sete usam vento ou sol para produzir sua energia. A ilha tornou-se referência para estudiosos do assunto e exemplifica discussões sobre a viabilidade do uso de energias limpas no abastecimento de outros lugares do mundo. E você, acha que é possível aplicar este exemplo em cidades maiores?

Fonte: Superinteressante

sexta-feira, janeiro 06, 2012

UM NOVO HORIZONTE PARA SÃO LUÍS.

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior que foi o fenômeno nas ultimas eleições com 72.899 votos só em São Luís, no total de 104.015 votos pode ser aquele candidato que pode surpreender na sucessão municipal.

Era tudo que os “Holandas” queriam com esse gesto de Castelo. Os números do Instituto Amostragem já colocam o deputado vencendo o prefeito em segundo turno. Ele se mantém calado sobre o assunto e afastado das discussões, mas a força política dele na capital aparece como fortíssimo pré-candidato.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

MARANHÃO BASQUETE JOGA CONTRA A ARROGÂNCIA DOS PAULISTAS.

O jogo de estreia do Maranhão Basquete, contra as favoritas ao título do Americana, na noite desta quinta-feira (5), às 20h, no Castelinho, será muito mais do que uma partida de basquete.

Independentemente do resultado de daqui a pouco, o simples subir da bola laranja no centro da quadra já representa a primeira vitória dos maranhenses contra a arrogância dos paulistas.

Muitos não sabem, mas o time daqui só foi inscrito na Liga de Basquete Feminina porque fez muita questão disso. Pressionou mesmo.

Se dependesse do pessoal do sul e do sudeste, não haveria time do Maranhão na liga. E por que?

Porque os times de lá não querem entrar num avião, encarar quatro, cinco horas de viagem, e vir jogar “tão longe”. Preferem que a liga nacional de basquete feminino restrinja-se ao núcleo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraná e Rio Grande do Sul.

Isso é Brasil para eles.

Hoje nós vamos mostrar que o Brasil é bem mais que isso

Fonte: Gilberto Ledá

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...