sexta-feira, novembro 24, 2017

METROPOLIZAÇÃO: NOVA DELIMITAÇÕES DA GRANDE ILHA

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), estabelece normas e procedimentos para consolidação das divisas municipais. A nota divulgada esclarece os ajustes estabelecidos entre os municípios São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
NOVAS DIVISAS CARTOGRÁFICAS ENTRE OS MUNICÍPIOS:

BAIRROS: SÃO LUÍS

Vila Luizão;
Santa Rosa;
Bom Jardim;
Chácara Brasil;
Ipem Turu;
Cohatrac I;
Cohatrac II;
Cohatrac III;
Cohatrac IV;
Residencial Primavera;
Jardim das Margaridas;
Conjunto São Raimundo;
Vila Brasil;
Cidade Operária;
Santa Efigênia;
Jeniparana;
Cidade Olímpica;
Cruzeiro de Santa Bárbara;
Residencial Nestor;
Andiroba;
Tajipuru;
Mato Grosso.

BAIRROS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
Central Park;
Central Park II;
Alto do Jaguarema;
Vila Alonso Costa;
Miritiua;
Parque Vitória;
Residencial Canudos;
Terra Livre;
Jardim Turu;
Alto Turu III;
Alto Itapiracó;
Trizidela;
Alvorada;
Itaguará;
Jardim Araçagi;
Cohatrac V;
Maiobinha;
Vila Flamengo;
Jardim Tropical;
Vila Sarney Costa;
Mata; Santana;
Bom Jardim;
Santa Maria.

BAIRROS PAÇO DO LUMIAR
Alpha Ville;
Dahma;
Bob Kennedy;
Boa Vista;
Vassoural;
Maioba;
Maioba do Genipapeiro;
Sítio Grande;
Lima Verde;
Maiobão;
Sítio Paranã;
Residencial Portal do Paço;
Pau Deitado;
Timbuba;
Mojó.

BAIRROS QUE DELIMITAM AS DIVISAS ENTRE OS MUNICÍPIOS DE PAÇO DO LUMIAR E RAPOSA:
Pirâmide;
Residencial Pirâmide
Cumbique.



terça-feira, novembro 21, 2017

A PRAÇA DAS ÁRVORES: EMPÓRIO SOCIAL

A comunidade do Complexo Cohatrac/Cohab viveu na manhã de 18/11, mais um importante momento de construção de pertencimento. A Praça das Árvores recebeu a 1º edição do EMPÓRIO SOCIAL, um evento de vanguarda que objetivou o encontro de entidades, movimentos sociais e escritores maranhenses para compartilharem suas lutas por uma sociedade mais justa e mais solidária.




As atividades foram iniciadas com o Café Cooperativo, em seguida abriu-se uma sessão de saudações dos representantes das entidades e movimentos sociais e apresentação dos trabalhos literários dos escritores presentes.




Articulação troca de contatos e fechamento de parcerias foi a tônica do momento. Tudo em um agradável ambiente proporcionado pela sombra da Praça das Árvores, localizada no Cohatrac IV.




Agradecemos o apoio da empresa Higienizadora São Luis, dos integrantes do Comitê da Praça, Escola Espaço da Criança e demais agentes sociais que viabilizaram mais este momento de vivência.



O Comitê Gestor vai avaliar a possibilidade de incluir o Empório Social em seu calendário social no ano de 2018.



Fotos: Lídia Cutrim
Camilo Rocha Filho

Secretário do Comitê da Praça das Árvores

sexta-feira, novembro 10, 2017

COMPLEXO COHATRAC: CIÊNCIA NA PRAÇA

Mais uma edição do projeto “Ciência na Praça” será realizada em São Luís. Dessa vez o bairro beneficiado com as atividades será o Cohatrac. Durante todo o sábado (11), os moradores da região poderão participar de oficinas de eletricidade básica e cosméticos naturais que serão realizadas na Praça das Árvores.
A programação educativa terá início a partir das 8h com a feira de ciências, e a partir das 9h serão iniciadas as oficinas cada uma com quatro turmas durante o dia. Para participar das oficinas, basta realizar um cadastro no local, as vagas são limitadas.

“O Ciência na Praça é um projeto que surgir a parti do programa Luminar: Caravana da Ciência, todos com o objetivo de popularizar o conhecimento científico e despertar o interesse das pessoas por essa área. Nós buscamos mostrar que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas, não é algo limitado aos laboratórios”, explicou Ana Paula Araújo, coordenadora do Programa Ciência na Praça.

Ciência na Praça

O projeto “Ciência na Praça” é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e tem como objetivo levar educação, ciência, tecnologia e inovação para as comunidades.

É um espaço para exposições e oficinas temáticas de ciências criado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O principal objetivo é popularizar a ciência e torná-la acessível com atividades ao ar livre.

As ações acontecem quinzenalmente e já foram realizadas na Praça Deodoro, no Centro de São Luís; na Praça Nossa Senhora do Carmo, no Coroadinho; na Praça do Letrado no Vinhais; e na Praça da Lagoa, no Jardim Renascença.

Fonte: SECTI

quarta-feira, novembro 08, 2017

VASCO DA GAMA: ELEIÇÃO

Na madrugada desta quarta-feira, a apuração das urnas apontou vitória do candidato da situação, Eurico Miranda, por 2.111 votos, contra 1.975 de Julio Brant e 421 de Fernando Horta - houve ainda três votos em branco e outros três anulados.
Na teoria, portanto, Eurico foi reeleito para comandar a equipe da Colina por mais três anos. Só que o pleito só será decidido na Justiça, já que uma das urnas causou polêmica e pode ser impugnada.
Na urna em questão, há 475 votos que a Justiça ainda irá analisar para saber se serão válidos ou não - a Polícia Militar, aliás, já até levou o objeto para o tribunal. A decisão judicial, portanto, é que irá definir o novo presidente vascaíno.
Fonte: ESPN Brasil

terça-feira, novembro 07, 2017

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: GRUPO DE TRABALHO DA SEMA COM A SOCIEDADE CIVIL

A Superintendência de Educação Ambiental da Secretária Estadual do Meio Ambiente – SEMA, realizou nessa terça-feira (07/11) um debate com a Sociedade Civil Organizada do entorno da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar, para tratar sobre uma proposta de sensibilização e mobilização com a comunidade  acima citadas, para atuar na redução dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos gerados e depositados na APA do Itapiracó.

SEGURANÇA PÚBLICA: AGRADECIMENTO AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA JEFFERSON PORTELA

Reunião de agradecimento pela implantação do 20°Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, situado no COHATRAC II. Na oportunidade aproveitamos a presença do Secretário de Segurança Pública o senhor Jefferson Portela, para solicitamos estrutura física e operacional para o funcionamento do nosso Batalhão.
Fonte: Daniel - CMDCA




segunda-feira, novembro 06, 2017

A APAE DE SÃO LUÍS - LANÇA CAMPANHA DE NATAL 2017

A APAE de São Luís , lança nesta terça-feira (7), a Campanha Natal Solidário 2017. O evento que será realizado na sede da Instituição, tem o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção das atividades da escola Eney Santana, mantida pela Instituição, que atualmente atende cerca de 248 crianças, adolescentes além dos familiares.
Para esta edição, além do trabalho de estímulo e busca de novos doadores e mantenedores, a APAE também vai lançar todo o material desenvolvido especialmente para a campanha deste ano. De acordo com o presidente da APAE São Luis, Sebastião Vanderlan de Almeida Rolim, foram criados produtos específicos e cada um leva o trabalho desenvolvido com as crianças ao longo do ano e que deverão propagar o trabalho sério realizado durante o ano.
Não é apenas a captação de recursos e sim um grande serviço que vem sendo prestado há mais de 45 anos pela APAE de São Luís. Na campanha deste ano vamos estampar em todas as peças, desenhos feitos pelas crianças como forma de mostrar o avanço delas no trabalho desenvolvido pela instituição”, detalhou Rolim chamando atenção para as dificuldades em razão do difícil ano vivido pela instituição.
Cinco peças também deverão compor a campanha. Além do boleto que seguirá via mala direta, os doadores também poderão colaborar comprando canecas natalinas que trarão ilustrados os desenhos confeccionados pelas crianças, além de camisas em duas estampas, e squeezes.
A coordenadora geral da escola, Pauliana Figueiredo, explica que são as doações realizadas durante a Campanha de Natal que dão sustentação a manutenção das atividades da escola em funcionamento além dos projetos em andamento referentes a reabilitação das crianças.
Fazemos um trabalho que envolve não apenas a oferta de educação, mais ainda a reabilitação, prevenção, assistência social, saúde, cultura e música, um conjunto de oferta que tem mudado o destino de centenas de crianças assistidas pela APAE”,completou.
As doações já podem inclusive ser realizadas via depósito ou transferência bancária. Outra opção para o doador será a loja física da campanha que passa a funcionar a partir do dia 11 de novembro, no segundo piso do Shopping da Ilha, localizado no bairro do Ipase.
Caixa Econômica Federal (Ag. 0027   C/C: 609-4)
Banco do Brasil (Ag: 0020-5   C/C: 162.848-8)

Banco Itaú (Ag: 7127   C/C: 0365)

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...