sexta-feira, dezembro 04, 2020

HOSPITAL EM BH POSSUI QUASE 7 MIL M² DE TELHADO VERDE

 

Problemas comuns nos grandes centros urbanos nos meses de dezembro e janeiro são os impactos e tragédias causadas pelas chuvas que causam alagamentos, destroem casas, tiram vidas e provocam uma série de prejuízos aos órgãos públicos. Mas este problema não precisa ser resolvido apenas com obras estruturais. No hospital Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, por exemplo, são 6.942 m² de cobertura vegetal com capacidade para captar 370 mil litros de água da chuva por metro quadrado. 


Recém-inaugurado, no hospital de Belo Horizonte (MG) todo volume de água drenado será reutilizado para irrigação da vegetação e também para limpeza de alguns ambientes. Tal solução poderia ser adotada largamente nos terraços das grandes cidades, a exemplo do que acontece neste projeto de Nova Iorque.


Segundo a engenheira civil e especialista em construções sustentáveis, Cristiane Lacerda, tecnologias inovadoras podem contribuir para reduzir os danos. “Existe o desafio de diminuir a impermeabilização nas cidades para melhorar a drenagem urbana. Para isso, é preciso aumentar áreas verdes nos diversos tipos de construções. Para ela, os telhados verdes podem reter grande volume de água, sendo uma opção viável para cidades urbanas e podem funcionar como um apoio para a rede pública.


COMO FUNCIONA


O sistema capta a precipitação a partir de drenos e o líquido fica armazenado em tanques para ser reaproveitado de diversas formas. Os jardins de chuva ou jardins drenantes são dispositivos para controle da drenagem da água pluvial, os quais contribuem para que a cidade se torne mais resiliente, objetivo do Plano Diretor da Prefeitura de Belo Horizonte,, Lei nº 11.181, de 08 de agosto de 2019.


Marcelus Oliveira, engenheiro civil e especialista em telhados verdes e jardins verticais foi o responsável pelo projeto do maior telhado verde do Brasil. Ele explica que a vegetação escolhida foi a grama amendoim, nativa do Brasil e adaptada ao telhado verde. “Foram utilizadas 105 mil mudas de grama amendoim, 23 quilos de sementes e 360 mil litros de substrato. É um sistema leve, que não sobrecarrega o empreendimento”, contou ele.


Sistema de impermeabilização


Implantação com mantas

Manta de filtragem

Instalação da manta de proteção e sistema de drenagem

Inserindo o substrato

Sistema recolhendo a agua e drenando
Fonte: CicloVivo

quinta-feira, dezembro 03, 2020

OSMAR FILHO SEGUE NAS ARTICULAÇÕES PARA SUA REELEIÇÃO NA CÂMARA

 

O Vereador Osmar Filho fez uma excelente administração na Câmara de Vereadores de São Luís, com reconhecimento da população, dos vereados e funcionário, o credenciou para sua reeleição da presidência da casa.

O presidente Osmar Filho já tem os votos de:

Batista Matos (Patriota)

Paulo Victor (PCdoB)

Thyago Freitas (DC)

Octávio Soeiro (DC)

Chaguinhas (DC)

Domingos Paz (DC)

Marcial Lima (Podemos)

Marquinhos (DEM)

Raimundo Penha (PDT)

Nato Júnior (PDT)

Edson Gaguinho (DEM)

Silvana Noely (PTB)

Karla Sarney (PSD)

Gutemberg (PSC)

Álvaro Pires (PMN)

Ribeiro Neto (PMN)

Marcos Castro (PMN)

Umbelino (PRTB)

Chico Carvalho (PSL)

Antônio Garcez (PTC)


BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...