sexta-feira, março 18, 2011

AGRICULTORES PRODUZEM HORTALIÇAS COM NOVA TECNOLOGIA.

SÃO LUÍS – A nova tecnologia utilizada pelos agricultores familiares em Pequi da Rampa, comunidade quilombola localizada no município de Vargem Grande, é o cultivo irrigado de hortaliças com proteção de telas. O plantio faz parte do Projeto Cultivo Protegido de Hortaliças - Telados, instalado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro). A estrutura física do telado foi montada com um sistema moderno de irrigação e os agricultores da comunidade estão desenvolvendo a atividade da produção de hortaliças com as culturas do repolho, pimentão, alface americana e crespa. Agrônomos do Departamento de Promoção e Diversificação das Economias Rurais da Sedagro destacam uma série de vantagens da produção irrigada de hortaliças com a proteção das telas.

"As principais vantagens do cultivo protegido de hortaliças com a utilização de telas são a redução na perda da produção, maior produtividade útil, menor agressividade para o meio ambiente, menos gastos com inseticidas, nutrientes e energia e a diminuição do estresse das plantas, além de ser excelente para o adensamento e rotação de culturas", afirma o chefe do Departamento, Antonio José Ramos da Silva.

Os telados que estão sendo instalados pela Sedagro são áreas cultiváveis com tamanho padrão de 40 x 50 metros, com utilização de uma tela de proteção nas laterais e na cobertura. A altura da tela chega a 2,7 metros nas laterais e 3,5 metros no centro. O sistema de irrigação utilizado é um sistema misto (microaspersão e gotejamento) composto por bomba, tubos e micro aspersores. Cada telado possui vinte canteiros de 13m² cada. Os agricultores recebem sementes híbridas, de alta qualidade e alta produtividade, além de insumos como cal corretivo de solo, adubos e fertilizantes próprios para uso em áreas irrigadas.
Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...