terça-feira, fevereiro 21, 2012

AS FIBRAS E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE.


Segundo dados do IBGE, o brasileiro das grandes cidades consome em média 20 gramas de fibras ao dia, o que é pouco se levarmos em consideração que a recomendação é de 25 a 30g ao dia para um adulto saudável.

As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas. Existe uma relação direta entre seu consumo adequado e a prevenção de doenças. Incluir fibras no cardápio pode prevenir e tratar doenças como diverticulite, reduzir o risco de câncer e melhorar o controle do diabetes mellitus.

O consumo adequado de fibras reduz a incidência de câncer e doenças cardiovasculares que representam 80% dos casos de morte prematura em países como Brasil.

Já o consumo de quantidades insuficientes de fibras por um período longo de tempo pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas como prisão de ventre, doenças cardiovasculares e câncer de intestino. O aumento na ocorrência dessas doenças justifica a importância de consumir a quantidade adequada de fibras.

Para evitar o déficit de fibras na dieta é importante um cardápio variado que inclua frutas, verduras e legumes além de cereais integrais como quinua e aveia, farelos de trigo e sementes como linhaça.


PAPEL DAS FIBRAS NO ORGANISMO

Retardo na absorção de glicose - PREVENÇÃO E CONTROLE DE DIABETES

Redução do esvaziamento gástrico - AUMENTA A SACIEDADE E FACILITA O EMAGRECIMENTO

Diminuição dos níveis de colesterol sanguíneos - DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Proteção contra câncer de intestino
Aumento do bolo fecal - BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO


COMPARATIVO DE QUANTIDADE DE FIBRAS EM PORÇÃO DE ALIMENTO

1 prato de sobremesa de alface (30g) – 0,36g

1 maçã com casca (80g) – 1,9g

1 concha pequena de feijão (30g) – 2,17g

1 folha de couve crua (20g) – 0,56g

1 fatia de abacaxi com miolo (100g) – 1,4g

2 colheres de sopa de Fibra Nutri (20g) – 4,5g

Fonte: Flavia Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RÁDIOS COMUNITÁRIAS – SERÃO ENTREGUE 70 KITS DE COMUNICAÇÃO

Pensando na democratização da informação no Maranhão, a Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP) distribu...