quarta-feira, fevereiro 01, 2012

OS EFEITOS NOCIVOS DA POLUIÇÃO EM NOSSO ORGANISMO: COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR?



A poluição atmosférica é caracterizada pela concentração de gases tóxicos e partículas sólidas no ar eliminadas por indústrias, veículos automotores, usinas térmicas, sistemas de aquecimento doméstico, entre outros. A pecuária é considerada atualmente o maior emissor de metano, um dos gases mais poluidores do efeito estufa (que aumenta a temperatura do planeta), este gás é mais duradoura na atmosfera do que o dióxido de carbono emitido pelos automóveis.

Esses poluentes chegam aos nossos pulm
ões e desencadeiam reações de nosso sistema imunológico, levando a produção de substâncias de efeito inflamatório e de radicais livres. O processo inflamatório pode levar ou agravar doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite, doenças cardiovasculares, desordens neurológicas, artrite, câncer e envelhecimento precoce.

Para auxiliar no combate aos efeitos prejudiciais da poluição é fundamental oferecer através da alimentação nutrientes que irão auxiliar no fortalecimento de nosso sistema de defesa, no combate aos radicais livres e na redução do processo inflamatório.

O que n
ão pode faltar no cardápio?

 - Cereais Integrais – boas fontes de vitaminas do complexo B, que auxiliam no processo de detoxificação, que promove a eliminação de toxinas de nosso organismo.
- Oleaginosas – ricas em gorduras insaturadas que ajudam a modular e reduzir o processo inflamatório. A castanha do Brasil é fonte de selênio, mineral de potente efeito antioxidante. Boas fontes de magnésio, mineral importante para elimina
ção de toxinas do organismo.

- Frutas cítricas – como o limão e a laranja, ricas em vitamina C de efeito antioxidante, ajudam no combate ao envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas.

- Mamão, manga, cenoura e abóbora – fontes de carotenóides de ação antioxidante e desintoxicante.

- Semente de linhaça, semente de chia e cápsula de óleo de peixe fontes de ômega 3 de ação antiinflamatória e antioxidante.

- Suco de uva e cranberry ricos em antocianina que apresenta ação antioxidante.

- Chá Verde - preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico.

- Cúrcuma - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.

- Óleo de coco rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares. Possui em sua composição o ácido láurico, que apresenta efeito imunoestimulante.

- Clorofila – desintoxicante e depurativa do organismo, reforça o sistema imunológico, neutralizando as toxinas e aumentando o número de anticorpos.

- Gengibre - é imunoestimulante e desintoxicante.

- Gérmen de trigo rico em vitamina E, que é um potente antioxidante.

- Geléia Real - estimula o sistema imunológico e possui ação antioxidante.

- Pólen - rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.


Fonte: Thais Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BRASIL SEM JEITO: O JUIZ SÉRGIO MORO LIBEROU R$ 10 MILHÕES AO CASAL JOÃO SANTANA E MONICA MOURA

Os advogados afirmam que os marqueteiros não podem “trabalhar e auferir renda para seus gastos pessoais e de suas famílias, sendo, então,...