quarta-feira, setembro 05, 2012

ISRAELENSE CRIA BIKEE PAPELÃO

Após três anos de estudos e testes, o engenheiro israelense Izhar Gafni apresentou o resultado de uma ideia nada convencional: criar uma bicicleta resistente e comercializável feita de papelão.
A partir do seu conhecimento em design customizado de bicicletas de fibra de carbono e sua experiência em linhas de produção, Gafni desenvolveu técnicas para dobrar, colar e revestir o papelão. “É basicamente como um origami japonês”, explica. Com a rigidez adquirida, a bicicleta pode aguentar até 220 quilos.
O veículo é resistente à água e umidade, já que leva uma camada de material impermeável por fora. Mesmo desacreditado por outros profissionais no início do projeto, Gafni defende que “nada é impossível se você tem paciência e é persistente”.
Um dos principais atrativos do invento está no preço. O custo de produção de uma bike fica entre 9 e 12 dólares, o que faz com que o produto seja bastante acessível. A ERB, empresa que agora gerencia o projeto, espera começar a fabricação em larga escala em 6 meses. Serão dois modelos: um urbano (com 9 kg e custo de 9 dólares) e um para jovens e crianças (com apenas 3,5kg, que sairá por 5 dólares), ambos feitos com material reciclado e com opção de motor elétrico.
FONTE: LYDIA CINTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORLA METROPOLITANA: PONTOS PRÓPRIOS PARA BANHO

O laudo semanal de balneabilidade, divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), aponta que 19 dos 21  ...