quinta-feira, abril 28, 2016

ALERTA!: MUDANÇA CLIMÁTICA PODE ESTAR PROVOCANDO DESLOCAMENTO DOS POLOS DA TERRA

A posição do eixo da Terra mudou drasticamente, provavelmente devido ao derretimento das calotas de gelo (decorrente das mudanças climáticas) e de mudanças naturais da armazenagem hídrica em terra, revelou um estudo publicado no periódico Science Advances.


Erik Ivins, pesquisador sênior do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e co-autor do estudo, disse ao Huffington Post que o movimento da água na superfície da Terra afeta a distribuição da massa do planeta e seu eixo. Seria mais ou menos como acrescentar peso a um pião que estivesse rodopiando.

“Se pegássemos um pião girando e colocássemos um chiclete em cima ele, o pião começaria a rodar em torno de um eixo novo”, explicou Ivins em um e-mail. “Na Terra, como a água pode sair dos oceanos e ir para a Terra, afetando o nível mediano dos mares no planeta, isso também modifica os momentos de inércia, numa analogia exata ao chiclete colado em cima do pião em movimento.”
O deslocamento do eixo pode intensificar os efeitos das mudanças climáticas sobre nosso planeta estressado: as temperaturas globais estão subindo. Os eventos climáticos estão ficando mais extremos. O nível dos oceanos está subindo.
A Terra nem sempre gira em torno de um eixo que passa entre seus polos. Na realidade, o eixo se modifica de modo irregular ao longo do tempo, tendo se deslocado em direção à América do Norte durante a maior parte do século 20 (seta verde). Essa direção mudou drasticamente devido às mudanças na massa de água na Terra.

FONTE: ABRIL CULTURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...