domingo, novembro 20, 2016

SUSTENTABILIDADE: TIJOLOS FEITOS COM BITUCA DE CIGARRO REDUZEM PRODUÇÃO DE LIXO, SÃO MAIS BARATOS E GARANTEM CASA MAIS FRESQUINHA

Dica para quem está pensando em construir, mas está com a grana curta: opte por tijolosfeitos com bitucas de cigarro. A descoberta é do pesquisador australiano Abbas Mohajerani.

Após diversos estudos, ele percebeu que é possível substituir 1% da matéria-prima usada nos tijolos convencionais por bitucas de cigarro, sem alterar em nada a qualidade do produto.

Pelo contrário, a mistura garante tijolos mais leves, com melhores propriedades deisolamento térmico e que ainda levam menos tempo para serem queimados durante o processo de fabricação, o que garante redução no consumo de energia. Sem contar que, ao usar lixo como matéria-prima, o produto fica muito mais barato.
A motivação de Mohajerani para pesquisar sobre o uso de bitucas de cigarro na construção civil foi uma só: reduzir a produção de resíduos sólidos no mundo (e a sujeira nas calçadas). Segundo ele, se apenas 2,5% da produção mundial de tijolos passasse a usar a nova matéria-prima daria para zerar a existência de bitucas no planeta. Um bom negócio, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPLEXO COHATRAC: CIÊNCIA NA PRAÇA

Mais uma edição do projeto “Ciência na Praça” será realizada em São Luís. Dessa vez o bairro beneficiado com as atividades será o Cohatrac....