Nos últimos anos, cresceu o número de ações voltadas para a preservação ambiental e a formulação de políticas públicas no Estado do Maranhão.
Diversas ações têm sido realizadas: audiências públicas, sessões de estudo, articulação das entidades preocupadas com a realidade ambiental do Maranhão, da Amazônia e do Brasil.
Foram momentos importantes de reflexão, socialização de informações e apresentação de propostas. Lamentavelmente, pouco ou quase nada foi feito pelos órgãos competentes.
Mais grave ainda: o aumento do desmatamento que propicia a expulsão da população rural; os usos da monocultura e de defensivos agrícolas, que muitos males causam à população rural e urbana; a necessidade da construção de barragens para gerar mais energia elétrica e contribuir com o desenvolvimento regional só têm agravado a situação ambiental do país.
Essas questões ambientais continuam preocupando os movimentos sociais e parte significativa da sociedade maranhense e brasileira.
Para contribuir com o debate e encontrar alternativas que atendam a maioria da população, o gabinete da deputada Helena Barros Heluy propõe, em parceria com instituições da sociedade civil, o Seminário Desenvolvimento e Justiça Social – Os desafios Ambientais do Maranhão.
MESA REDONDA
- 15 de setembro de 2010
- Local: Auditório "Fernando Falcão" - Assembléia Legislativa do Maranhão
PROGRAMAÇÃO
- 14 h – Abertura Solene: Composição da Mesa
- 14 : 45 h – Mesa Redonda : Desenvolvimento e Justiça Social - Os Desafios Ambientais do Maranhão
Sandra Maria de Oliveira Sá – Doutora em Ciências, Pós-Doutorado em Biogeoquímica - NUGEO/CCA – UEMA
Oiama Cardoso Filho – Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental
Suely Gonçalves - Especialista em Gestão de Cidades
Marluze Pastor – Fórum Carajás
Fábio Pierre – Tijupá
- 16:15 h – Intervalo – Coffee break
- 16:30 h – Debate em Plenário
- 18 h – Leitura da Carta Aberta (Propostas da Mesa Redonda)
- 19 h – Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário