Estudo feito na Bélgica mostra que ar poluído das grandes cidades é um dos maiores gatilhos para ataques cardíacos.
É por isso que a poluição ficou em primeiro lugar. Individualmente, aumenta apenas 2,9 vezes o risco de infarto, em comparação com a cocaína (23 vezes).
Mas, como a população toda é exposta à poluição, e apenas uma fração pequena usa a droga (0,04%), a poluição desencadeia muito mais infartos do que a cocaína.
O estudo também coloca em patamares semelhantes os riscos da poluição e de outros fatores mais conhecidos, como esforço físico e consumo de álcool e de café.
Para o médico epidemiologista Luiz Alberto Pereira, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, é esse o mérito do estudo.
Os gatilhos fazem a doença preexistente piorar ou se manifestar. No caso da poluição, a piora da qualidade do ar pode causar um infarto poucas horas depois da exposição em quem tem hipertensão ou problemas cardiovasculares.
Mas mesmo pessoas saudáveis podem sofrer dano e ter o risco de infarto aumentado ao longo do tempo, principalmente se morarem em cidades como São Paulo, diz o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo
Já aqueles que se protegem com medicamentos para pressão alta e se expõem menos aos riscos sofrem menos os efeitos dos gatilhos.
Fonte: Folha de SP
Saudações!
ResponderExcluirBom, venho por meio deste expressar uma grande indignação que ,eu e outras pessoas, somos submetidos a tolerar. É devido aos carros, caminhões, ônibus entre outros no que se diz a respeito a liberação excessiva de fumaça preta e densa que muitas das vezes nos sufocam.
Perante a isso tudo minha pergunta é : Onde e como eu posso denunciar esses veículos que poluem ao meio ambiente?
Pelo o que eu sei o estado de São Paulo tem um orgão chamado CETESB que permite esse tipo de denúncia e o Estado do Rio de janeiro tem o seu?
Desde já agradeço a compreensão!
Aguardo respostas...
(sergiobarrosjunio@yahoo.com.br)