O YouTube, gigante dos vídeos online, agora também
é YouTube TV, um serviço de televisão via streaming que custará 35 dólares por
mês. As principais emissoras como: ABC,
CBS, NBC e FOX irão apostar nessa plataforma. No entanto, algumas redes
importantes optaram por – pelo menos neste primeiro momento – não entrar no
serviço: Turner (CNN, TBS, TNT), Viacom (MTV, Comedy Central), AMC Networks,
Discovery Communications, Time Warner, A+E Networks, Showtime, HBO.
Basicamente, as emissoras que optaram por ficar
fora do serviço são aquelas que têm (salvo excessões) serviços fortes de
conteúdo sob demanda. Em função disso, numa leitura preliminar, essas empresas
não vão querer fortalecer um produto da concorrência a menos que saiam ganhando
com isso.
Alguns dados mostram que o movimento do Google é mais que acertado ao
reunir as TVs em torno de uma marca já conhecida como o YouTube, que tem
números como um bilhão de horas de vídeos assistidas por dia. A audiência da TV
pela internet só cresce (65% no passado) e, hoje, alguns programas do horário
nobre têm entre 30% e 40% da audiência vindos da web. É muita coisa!
Para alguns canais, a parceria com o YouTube TV pode ser a oportunidade
de ouro para fidelizar uma audiência ainda não alcançada. Para outros, no
entanto, pode ser um tiro no pé para os negócios digitais em andamento. O
dilema das empresas é garantir bons resultados no online sem “matar” a
audiência da televisão. Enquanto isso, o YouTube tem de se preocupar em concentrar
esforços “apenas” no digital.
De um modo ou de outro, esse lançamento está sendo muito bem visto pelos
anunciantes que sabem das vantagens financeiras e do retorno que as plataformas
digitais têm garantido.
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