O empresário goiano João Paulo Roriz, proprietário
da Vasap Design, sempre acreditou que um produto de bom design não precisa ser
necessariamente caro. Para provar isso, desde 2017, ele vem produzindo vasos de
polietileno reciclado que, apesar de ostentarem a assinatura de nomes
estrelados do cenário nacional, como Marcelo Rosenbaum e Léo Romano, fazem do
custo acessível uma premissa básica de projeto.
“A ideia é que cada designer conte sua história através de nossos
produtos”, diz Roriz, que sonha em atingir objetivos ainda mais altos. “Nossa
intenção é deixar um legado para o design nacional. Por isso, pretendemos
anunciar em breve um concurso anual direcionado a jovens designers”, como ele
afirmou nesta entrevista exclusiva ao Casa,
direto de Goiânia.
Como é obtida e processada a matéria-prima
empregada na produção dos vasos da Vasap?
Sempre
trabalhamos com o polietileno. Quando começamos, produzíamos nossas peças com
matéria-prima virgem, adquirida em petroquímicas. Como valorizamos muito a
questão da sustentabilidade, logo começamos a pesquisar maneiras de produzir
com material reciclado, desde que mantivéssemos a mesma qualidade dos nossos
primeiros vasos. Dessa forma, criamos um departamento na empresa que recebe,
separa e trata materiais descartados – embalagens usadas, caixas de feira,
tampas de garrafa – que, após processado, passa a ser usado na fabricação de
nossos produtos.
De onde surgiu a ideia de associar design à
produção de vasos plásticos?
Ao observarmos o potencial do mercado de vasos e jardinagem que, mesmo
durante a crise, estava crescendo mais de 10% ao ano. Ainda assim, percebemos
que quase todas as marcas fabricavam praticamente os mesmos tipos de produtos,
com as mesmas cores e design, focando apenas no preço e esquecendo a qualidade.
Diante deste cenário, o design surgiu como um atributo de diferenciação, como
uma solução para nos afastar da concorrência e inaugurar um novo nicho: o dos
vasos assinados.
Como são escolhidos os designers da casa?
Na verdade não existem critérios específicos, mas, muito mais, dos
nossos objetivos que estabelecemos a cada momento. Desde nossas primeiras
peças, optamos por trabalhar com profissionais de diferentes estilos.
Escolhemos Marcelo Rosenbaum e Fetiche Design por acreditar que eles
representam bem um dos conceitos mais importantes para nossa marca, o do design
para todos. Em Mauricio Arruda, o que mais nos motivou foi a forte relação que
ele tem com a brasilidade e com o sustentável. Já no caso do Léo Romano, o que
pesou foi sua grande identificação com o minimalismo.
Fonte: Estadão
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