domingo, setembro 30, 2018

SAÚDE: DEZ ANOS DO SOCORRINHO DO COHATRAC

30/09 – O Socorrinho do COHATRAC comemorou os seus 10 anos de existência. Na oportunidade foi realizada uma Missa pelo Padre Flávio Collins (Paróquia Nossa Senhora de Nazaré), com a presença de Lula Fylho (Secretário de Saúde do Município de São Luís), depois aconteceu uma confraternização com um delicioso café da manhã.

















sexta-feira, setembro 28, 2018

AORE/MA: ALUNOS DO CURSO DE OFICIAIS DO EXÉRCITO VISITAM A ALUMAR


No dia 26/09/18 na ALCOA/ALUMAR, na cidade de São Luís, os Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva  (NPORs) de Belém e São Luís estiveram visitando às instalações desta empresa com intuito de conhecer as operações de refinaria de Alumina, além das formas de ingresso no mercado de trabalho.

Estiveram palestrando:
Sr Helder Teixeira – Diretor da Alumar
Dulcimar Soares - Gerenye de Relações Institucionais
Tereza Cavalca – Gerente de RH
Emerson Rocha - Gerente de Segurança Empresarial que é Oficial R/2 oriundo do NPOR do 2º BIS.
Também se fez presente:
Presidente da AORE-MA - Oficial R/2 – Bordalo
Instrutor Chefe Npor 24° BIS - Maj Luiz Magno
Instrutor Chefe Npor 2° BIS - Cap Alencar.
Os alunos também fizeram um tour pela planta e encerram a atividade com um almoço.
RESERVA ATIVA E FORTE.

Fonte: Reginaldo Bordalo

quarta-feira, setembro 26, 2018

EDUCAÇÃO: PROFESSORES DE TODO O MARANHÃO SE REUNEM EM SÃO LUIS EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE


O Protesto que foi realizado hoje (26/09/2018) em São Luís é contra a decisão judicial do Tribunal de Contas da União (TCU), que proibiu parte do repasse da verba do referindo fundo destinado ao pagamento do abono aos docentes e dos honorários advocatícios dos profissionais que estão em defesa do processo. O TCU alega que a verba deve ser utilizada exclusivamente para educação, descumprindo a lei do FUNDEF que garante 60% do total do recurso para os profissionais do magistério.

Composição da A frente em defesa e valorização da advocacia e dos profissionais do magistério:
Comissão  de  Direitos  Difusos  e Coletivos  da  OAB/MA; Comissão de Assistência Defesa e Prerrogativas  do  Advogado; CTB; FETESPULSUMA; FETRACSE/Força Sindical; FETRAM/CUT; UNCME; SINDEDUCAÇÃO (São  Luís); SEDUP/PL  (Paço  do  Lumiar); SISMURB (Rosário,  Bacabeira  e Presidente  Juscelino); SINTSERM (Codó); SINDSEM (Miranda  do  Norte); SINSERT (Timbiras); SINSPUM-NR (Nina  Rodrigues); SINTASP/MB (Buriti); SINPROBEM (Bom Jardim); SINPROSPMA (Apicum  Açu); SINPROF (São João  Batista); SINSPMON (Olinda  Nova); SINPROSEMPS (Pres.  Sarney); SINDSERPP (Palmeirândia); SINTRANSPM-VG (Vargem Grande); SINPRODESMA (Serrano do Maranhão); SINTRASEPM (Santa Helena); SISMUBEQ (Bequimão); SINPROEPIM (Pindaré  Mirim); SINFESP (São  Benedito  do  Rio  Preto); SINFESB (Belágua); SINDESERV (Vitória do Mearim); SINTESP-SR (Santa  Rita); SINDSEMU-PV (Presidente Vargas); SINPRODESMA (Serrano do Maranhão); SINSEREP-TU (Turilândia); SINTASPMPR (Pedro do Rosário); SIPROMBEM (Bernardo do Mearim); SINPROV (Viana); SINDSERTV (Trizidela do Vale); SINSPMI (Itapecuru-Mirim); SINTRAP (Arari); SINDSERPE (Pedreiras); SINSEPUM (Matinha); SINDPROESPEM (Peri  Mirim) e SINSPEMA (Anapurus)

UM BREVE RELATO DA MANIFESTAÇÃO

Dr. Mauro Carramilo Junior (Membro Comissão  de  Direitos  Difusos  e Coletivos  da  OAB/MA)


Professora Elisabeth Ribeiro


Dr. Marinel Dutra (Coordenador da Comissão  de  Direitos  Difusos  e Coletivos  da  OAB/MA)


ALERTA: SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS EM ELETROELETRÔNICOS

Substâncias perigosas como cádmio e mercúrio estão presentes em computadores, celulares, lâmpadas fluorescentes e outros eletroeletrônicos e podem causar danos à saúde dos usuários desses equipamentos e ao meio ambiente, se não manuseados ou descartados de forma correta.

Após uma série de encontros realizados neste ano, o último deles promovido nessa segunda-feira (25/9), em Brasília, o Grupo de Trabalho RoHS Brasileira (sigla em inglês para Restrictions of the use of Certain Hazardous Substances), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), concluiu uma proposta de Minuta de Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), estabelecendo restrições ao uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos eletroeletrônicos comercializados no território nacional.

Instituído no âmbito da Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq), o GT é formado por 35 representantes de órgãos do governo federal, entidades da sociedade civil e representantes da indústria de eletroeletrônicos, e teve como objetivo debater e propor normativo adequado à realidade nacional. A minuta será agora submetida ao Conama como proposta do MMA, subscrita pela Conasq e pelas instituições que compõem o GT.

RESTRIÇÕES

Entre as iniciativas do GT, incluídas na minuta, está a restrição do uso nos equipamentos eletroeletrônicos das substâncias chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, polibromato binefil, éter difenil-polibromato e 4 ftalatos.

A minuta de normativo discutida nesta última reunião do GT é baseada na Diretiva 2011/65/EU, emitida pelo Parlamento e pelo Conselho da União Europeia pela primeira vez em 2003. Por isso, a proposta já está sendo chamada de "RoHS brasileira".

Segundo a analista ambiental Thaianne Resende, do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do MMA, o grupo fez um excelente trabalho ao desenvolver uma proposta consensual entre as entidades que o integram. “A cada debate, o grupo amadureceu em relação aos conhecimentos iniciais sobre o tema e cresceu em número de associações representantes do setor de equipamentos eletroeletrônicos, propiciando uma minuta de Resolução que teve grande participação do setor e dos reguladores governamentais”, comemorou ela.

A analista ressaltou ainda que, considerando a necessidade de construir mecanismos de proteção da saúde humana, incluídos os trabalhadores que atuam na fabricação, reciclagem e destinação destes equipamentos, e dos consumidores que utilizam os produtos, bem como do meio ambiente como um todo, se faz necessário e urgente o desenvolvimento de estratégias nacionais para a gestão adequada desses produtos.

LEGISLAÇÃO

Atualmente, o Brasil não tem leis que regulamentem o tema, possuindo apenas uma instrução normativa que exige que o Poder Público deve adotar em suas compras. A ideia do grupo foi seguir o exemplo de regiões que já adotam regulamentação sobre substâncias perigosas em eletroeletrônicos, como a União Europeia.

Fonte: MMA

segunda-feira, setembro 24, 2018

APA DO ITAPIRACÓ: CAMINHADA ECOLÓGICA COM CÍRIO ECOLÓGICO E O FAI

Neste sábado (22/09) foi realizado uma caminhada ecológica na Área de Proteção do Itapiracó (APA do Itapiracó), o evento foi realizado pelo Círio Ecológico com a participação do Fórum em Defesa da APA do Itapiracó. 

O propósito da caminha foi apresentar para a comunidade católica da importância de conservar e preservar a APA, que se encontra no fundo do quintal da nossa comunidade.


Concentração na Praça Jackson Lago










 Inicio da caminhada na Rua das Flores na APA do Itapiracó





 Parada no Juçaral




 Piscina



 Passando pelo Bosque das mangueiras






 Finalizando a caminhada












A APA É NOSSA, não vamos desistir dessa luta.

quarta-feira, setembro 19, 2018

ENERGIA LIMPA: GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA TEM UM AUMENTO DE 17,8% EM SETE MESES

Parque eólico entre Barreirinhas e Paulino Neves
Nos sete primeiros meses de 2018, a geração de energia elétrica proveniente de geração eólica cresceu 17,8%, segundo informação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). De acordo com o boletim da CCEE, as usinas que utilizam os ventos como insumo para a produção de eletricidade somaram 4.470 megawatts (MW) médios entregues entre janeiro e julho, frente aos 3.793,9 MW médios gerados no mesmo período de 2017.
“A representatividade eólica em relação a toda energia gerada no período pelas usinas do Sistema alcançou 7% em 2018. Já a fonte hidráulica foi responsável por 74,5% do total e as usinas térmicas responderam por 18,1%”, diz o boletim.
Segundo a Câmara, atualmente 520 usinas eólicas estão em operação comercial no país. Até o final de julho, a capacidade instalada dessas usinas somou 13.240,10 MW, incremento de 17% frente aos 11.313,50 MW de capacidade das 446 unidades geradoras existentes em julho de 2017.
A Região Nordeste domina a produção de energia movida por ventos. Dos dez maiores produtores, oito estão no Nordeste. O Rio Grande do Norte se mantém como maior produtor de energia eólica no Brasil, com 1.244,8 MW médios de energia entregues nos primeiros sete meses de 2018. Na sequência, aparecem a Bahia com 1.094,8 MW médios produzidos, o Piauí com 576,9 MW médios, o Rio Grande do Sul com 569,9 MW médios, o Ceará, com 553,4 MW médios.
Os dados consolidados da Câmara ainda confirmam o estado do Rio Grande do Norte com a maior capacidade instalada, somando 3.592,25 MW, Em seguida aparecem Bahia, com 2.907,64 MW, Ceará com 2.249,06 MW, Rio Grande do Sul com 1.777,87 MW e Piauí, com 1.443,10 MW de capacidade”, segundo a CCEE.
Fonte: Equiles Emir

terça-feira, setembro 18, 2018

ASBOA: DIA MUNDIAL DA LIMPEZA NA PRAIA DO OLHA D’ÁGUA


Entre os dias 14, 15 e 16 de setembro de 2018 a Associação de Surf e Bodyboard do Olho Dágua - ASBOA recebeu uma galera massa pra uma conversa sobre poluição plástica pelo 25 CLEAN UP THE WORLD evento que acontece no mundo todo e aqui já realizamos há 5 anos sempre em parceria com instituições preocupadas com o tema.





Poder servir de elo ou conectar essas instituições mostra que não precisamos de muito quando a boa vontade e o bom senso falam mais alto.





Foi tanta gehte linda que fico até receoso em esquecer alguém mais saibam que o respeito e a consideração vai ficar pra sempre.
Palestras exposições confecção de placas educativas caminhada de limpeza, mostra que essa atividade não pode ser pontual mas sim do dia a dia na seleção e desate correto do nosso resíduo produzido diariamente





Como foi dito o tema da campanha é COMBATE A POLUIÇÃO PLÁSTICA então convido vocês que participaram e os que não participaram também para começarmos a repensar o consumo desses descartáveis que não fazem parte da cadeia da reciclagem. Copos descartáveis, canudos e sacolas são descartadas como lixo comum e acabam fazendo parte de uma estatística triste pois boa parte do "lixo" permanecerá para as futuras gerações.





E aqui deixo a provocação vamos repensar nosso consumo se questionar e entender que não somos o dono do planeta mas sim parte dele. Entender melhor que cada ser vivo é importante pro futuro da biodiversidade do nosso planeta.





Deixo aqui meu sinceros agradecimentos a todos os envolvidos direta ou indiretamente nessa ação que abre o nosso calendário de atividades do Circuito ASBOA para segundo semestre.











Fonte: Rogerio Verde

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...