A Assembléia Legislativa do Maranhão realiza, nesta terça-feira, dia 14, a partir das 15h, uma audiência pública para tratar sobre a instalação de depósito de lixo no município de Rosário. A proposta da realização da audiência foi feita pela deputada Eliziane Gama (PPS) após polêmica e insatisfação da comunidade.
Na tribuna da AL a parlamentar pediu a realização da audiência para discutir os impactos ambientais que a Instalação da chamada Central de Tratamento de Resíduos, na cidade de Rosário, trará para o meio ambiente por ser uma região habitada e próxima a um riacho.
“Os prejuízos ambientais deverão acontecer daqui a dez ou vinte anos, mas há prejuízos imediatos, especialmente para os moradores do povoado de Buenos Aires, onde será instalado o lixão. Também poderemos ter prejuízos no Rio Itapecuru, ou a Cidade de São Luís, já que o Riacho São Braz que é o riacho do Povoado Buenos Aires prejudicará e poderá contaminar o Rio Itapecuru, que posteriormente poderá trazer prejuízos sérios e drásticos para a Cidade de São Luís”, assegurou.
Durante a audiência será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) que consolida e apresenta os resultados obtidos pelo Estudo de Impacto Ambiental relativo à implantação do Centro em referência para tratamento de resíduos domésticos, industrial e de saúde, da ilha de São Luís, Bacabeira e do Município de Rosário.
Foram convidados para participar das discussões representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Prefeito e o Secretário de Meio Ambiente do Município de Rosário, representantes do IBAMA, de ONGS ligadas ao setor de Meio Ambiente, representantes do Ministério Publico Estadual e demais autoridades relacionadas ao assunto.
O projeto para instalação do chamado Centro em referência para o tratamento de resíduos domésticos, industrial e de saúde foi aprovado pela Câmara Municipal do município e sancionado pelo prefeito da cidade, Marconi Bimba.
ASSECOM - GAB. DA DEP. ELIZIANE GAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário