domingo, julho 31, 2016

ASBOA: CONGRESSISTAS DO XVIII ENG - ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS.

A Associação de Surf e Bodyboard do Olho D'água fez uma proposta de campo para coordenação do evento com o tema Construções Sociais - "Pico ASBOA" que de pronto foi aceita, a galera que acompanha nosso grupo conhece a nossa luta ao longo desses anos para organizar nossa praia. Foi um dia muito produtivo com troca de experiências e sugestões para por em prática a nossa proposta.

























Fonte:ASBOA

sexta-feira, julho 29, 2016

CUIDADO: AO RECUSAR-SE EM FAZER O TESTE DO BAFÔMETRO

Atenção: o condutor que recusa fazer o teste não mais responderá pela infração do art. 165, mas sim pelo art. 165-A.

Vale ressaltar que, na prática, não muda nada. Isso porque as sanções do art. 165-A são idênticas às do art. 165, ou seja, para fins administrativos, o condutor continuará respondendo como se tivesse sido constatada a sua embriaguez.

Previsto no novo § 3º do art. 277 do Conselho de Trânsito Brasileiro:

§ 3º Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165-A deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo. (Redação dada pela Lei 13.281/2016)

Veja a nova infração de trânsito prevista no art. 165-A:

Art. 165-A. Recusar-se a ser submetidos a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;

Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270.
Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.


Fonte: dizer o direito.

terça-feira, julho 26, 2016

MEIO AMBIENTE: GÊNIO BRASILEIRO E INVENTOR DA FOSSA BIODIGESTORA É DESCONHECIDO DA POPULAÇÃO

O médico-veterinário e gênio brasileiro Antonio Pereira de Novaes é um ilustre desconhecido da população. Novaes é o inventor da FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA e do CLORADOR Embrapa, duas invenções de grande importância social e ambiental e, por isso, ganhou o prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2003. A genialidade de Novaes e sua importância para o país sem dúvida está na Fossa Séptica Biodigestora, inspirado em biodigestores de países asiáticos. Veja só: é uma tecnologia de baixo custo de instalação, fácil manutenção, promove o saneamento do excremento humano e, parece mentira, produz um ótimo adubo líquido. O ciclo completo.
Um exemplo acontece na Fazendinha Belo Horizonte, no Município de Jaboticabal (SP), onde o adubo orgânico gerado pela Fossa Séptica Biodigestora é utilizado para irrigar os 6.500 pés de noz macadâmia. O pomar produz anualmente cerca de 70 toneladas de macadâmia em casca, que são destinadas ao mercado brasileiro.
Simples e genial, podendo ser associada a outras tecnologias ambientais, como o Clorador e o Jardim Filtrante, a Fossa Séptica Biodigestora substitui as fossas negras, protegendo a saúde dos moradores do campo e sem a necessidade da construção de redes de esgoto, de custo astronômico. Ela também promove a proteção ambiental ao evitar que dejetos contaminem solo e corpos d’água. Para Marmo, a população beneficiada é muito maior do que as 57 mil, pois o saneamento básico apresenta impactos não só no campo como também nas cidades.
Outro estudo realizado pela pesquisadora da Embrapa, Cinthia Cabral da Costa, e pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Joaquim José Martins Guilhoto, demonstraram que a construção desse sistema de saneamento básico poderia reduzir, anualmente, cerca de 250 mortes e 5,5 milhões de infecções causadas por doenças diarreicas. Comprovaram também que cada R$1,00 investido na adoção dessa tecnologia poderia retornar para a economia R$4,69. Bingo!
O gênio brasileiro Antonio Pereira de Novaes trabalhou durante 30 na Embrapa. Além de médico veterinário e pesquisador, foi também violonista, mestre de banda, compositor de dobrados, entre outras atividades sociais. Ele poderia ter recebido em vida as honras de suas invenções, mas morreu em 2011 e quem sabe se faça ainda jus à herança que deixou aos brasileiros.

segunda-feira, julho 25, 2016

ASSASSINADO NO COHATRAC: FILHA QUE MATOU A PRÓPRIA MÃE É PRESA

A POLICIA MILITAR DO MARANHÃO APREENDEU EM SANTA INÊS, NESSA MANHA DE SEGUNDA-FEIRA, O CASAL QUE ASSASSINOU TATIANA ALBUQUERQUE, 49 ANOS, O MOTIVO TERIA SIDO PORQUE A MÃE NÃO APROVAVA O RELACIONAMENTO DA FILHA COM O RAPAZ.

sábado, julho 23, 2016

AÇÃO SOCIAL: A JARDINAGEM PEDAGÓGICA EM RITMO DE PARCERIA

Hoje, 23 de julho de 2016, a Praça das Árvores recebeu cuidados da comunidade por meio da Jardinagem Pedagógica (JP). A atividade contou com a parceria entre o Comitê Gestor da Praça das Arvores e dos Grupos COM VIDA da UEB Primavera e do CEP Maria Pinho.

A professora Avanni Dominice (boné branco), uma das articuladoras do evento, avalia: "A expectativa do dia foi atendida. Nossas mãos se entrelaçaram com o mesmo objetivo: cuidar do nosso espaço - a Praça das Árvores. Só jamais conseguiríamos, mas juntos somos capazes de transformar realidade. A manhã de trabalho serviu de inspiração... Continuaremos a caminhada!”

A atividade durou duas horas e contemplou a jardinagem, varrição e troca dos sacos das papeleiras, contando com um contingente de mais de 10 jovens. Tudo feito com disposição e espírito de equipe. Ao final foi lançado o desafio aos participantes de elaborarem uma redação com promessa de premiação para as 03 melhores.

Um projeto detalhado já foi elaborado e será pautado nas próximas reuniões do comitê gestor da Praça das Árvores. Nele consta os objetivos, metodologia e recursos necessários para as sessões de jardinagem.


Fonte: Camilo Rocha

sexta-feira, julho 22, 2016

TERRORISMO: MARANHENSE É PRESO POR ENVOLVIMENTO EM AÇÕES TERRORISTAS NAS OLÍMPIADAS DO RIO

O maranhense marcos Mario Duarte (foto), nascido em São Luís, e que hoje mora em São Paulo, virou um adepto do estado islâmico.

Conhecido no grupo como ZAID DUARTE, foi preso como um dos participantes que estariam preparando ações terroristas durante os jogos olímpicos do Brasil, que se iniciam agora em agosto.


Ele é um dos 10 que estão presos por suspeita de ligação com o grupo terrorista estado islâmico, que tem o comando no oriente médio, e tem ordenado diversos atentados com centenas de vítimas fatais.

domingo, julho 17, 2016

COHAB/COHATRAC: COMITÊ DISTRITAL PCdoB

Foi realizada ontem (16/07) a reunião extraordinária do Comitê Distrital COHAB/COHATRAC do PCdoB, com a seguinte pauta: Delegados para convenção e o apoio a candidato a vereador.






Na ocasião o Nonato (Presidente do Comitê Distrital COHAB/COHATRAC do PCdoB) vez uma ampla explanação sobre a formação dos delegados para a Convenção do partido no 23/07 no Convento das Mercês e finalizou dizendo que será de grande relevância ao Comitê que se comprometa com um candidato a vereador para o fortalecimento do PCdoB no Complexo COHAB/COHATRAC.

A reunião teve a presença dos pré-candidatos Arnaldo Freire e o Professor Lisboa.


sábado, julho 16, 2016

O PAPA É POP: FRANCISCO CRITICA QUEM VAI À MISSA MAS NÃO AJUDA SEUS IRMÃOS

O papa Francisco criticou a “fé não solidária” e “mentirosa” de quem vai à missa, mas não sabe o que ocorre nas periferias, ao visitar aos moradores de Bañado Norte, um dos bairros mais pobres da capital do Paraguai.

Após caminhar pelas ruas desse subúrbio de Assunção, onde vivem 23 mil famílias, Francisco afirmou que “uma fé que não tem solidariedade é uma fé morta”.
“É uma fé sem Cristo, uma fé sem Deus, uma fé sem irmãos. Uma fé mentirosa”, frisou.

Como exemplo, o papa afirmou que há quem vá à missa, mas quando é perguntado sobre o que acontece no Bañado, responde que não sabe. “Você pode ir à missa aos domingos, mas, se não tem coração solidário, se não sabe o que acontece em sua cidade, (a fé) ou está doente ou está morta”, acrescentou.

No último dia de sua viagem pela América Latina, Francisco se declarou muito “alegre” por ter a chance de visitar essa região, que chamou de “sua terra”, e contou aos moradores que, desde que soube que iria visitar a paróquia Sagrada Família, no Bañado Norte, lembrou da história de José, Maria e Jesus, que tiveram que deixar sua casa e se refugiar em outros lugares.

“Tiveram de deixar o que lhes pertencia e deslocar-se a outra terra; uma terra onde não conheciam ninguém, onde não tinham casa, nem família. Foi então que aquele jovem casal teve Jesus; em tal contexto, aquele jovem casal deu-nos de presente Jesus. Estavam sozinhos, numa terra estranha, os três. De repente, começaram a aparecer pastores; pessoas como eles, que tiveram de deixar o que possuíam a fim de obter melhores oportunidades familiares”, declarou.

“Acontece o mesmo, quando Jesus aparece na nossa vida. É isto que desperta a fé. A fé nos faz próximos, aproxima-nos da vida dos outros. A fé desperta o nosso compromisso com os outros, desperta a nossa solidariedade. Uma virtude humana e cristã que vocês têm e nós devemos aprender”, acrescentou.
“Eu venho como aqueles pastores de Belém. Quero fazer-me próximo. Quero abençoar a vossa fé, abençoar as vossas mãos, abençoar a vossa comunidade”, prosseguiu o papa em sua mensagem.

O Bañado Norte é um bairro que sofre, entre outros problemas,com as fortes chuvas que provocam o transbordamento do rio Paraguai e com “o abandono do Estado”, como denunciaram os moradores.
“O Estado não se ocupou de nós e não nos olha agora com bons olhos. Não nos veem como pessoas de direitos, mas para seus responsáveis somos, como nos costumam dizer, ‘um passivo social”, lamentou María García, coordenadora do bairro.
Francisco provou, em uma das vielas do bairro, um “mbeju” (tipo de torta de amido), mate e sopa paraguaia (bolo salgado de milho e queijo), um café da manhã típico paraguaio preparado por uma das moradoras.

Após a visita ao Bañado, Francisco foi à esplanada do parque Ñu Guazu, onde era esperado por centenas de milhares de pessoas para celebrar uma missa.


Fonte: UOL

quarta-feira, julho 13, 2016

VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA CONTRA MILITAR NO MARANHÃO

O SGT Bayma foi vítima de arma branca em assalto na van, quando estava indo para o serviço. O mesmo encontra-se no hospital do Servidor e está fora de perigo.

terça-feira, julho 12, 2016

SEGURANÇA PÚBLICA: UMA JUSTA HOMENAGEM

 Quase três décadas a serviço da população de São Luís. Esta é a trajetória da Guarda Municipal, cuja homenagem aos seus 27 anos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 08, na própria sede da Corporação, localizada no bairro da Alemanha, na capital do Maranhão.

Presente à solenidade, o vereador professor Lisboa falou do excelente serviço prestado a toda a comunidade de São Luís pela Guarda Municipal e da importância em honrar a farda. “Eu, enquanto filho de militar, sei o quanto é importante honrar a farda, que é um símbolo do comprometimento com o serviço de proteção à sociedade. E isto, tenho certeza, vocês estão fazendo muito bem feito: um excelente serviço para toda a São Luís. Parabéns à Guarda Municipal por estes 27 anos de dedicação”, exaltou.

Vale lembrar que o parlamentar, foi assessor jurídico da Guarda Municipal de 1993 a 1995, e também o responsável pelos projetos de implantação do canil e da CINOTERAPIA, que é a terapia com cães para crianças autistas, os quais aguardam execução. Na ocasião, o vereador professor Lisboa recebeu o certificado “Amigo da Guarda Municipal de São Luís”.

domingo, julho 10, 2016

HISTÓRIA NO UFC: A PRIMEIRA CAMPEÃ MUNDIAL

A hora da Leoa chegou e chegou em grande estilo. Uma atuação impecável, aliando potência e técnica nos golpes, fez ela se tornar a Amanda Nunes a primeira mulher do país campeã do ULTIMATE.
Aos 3m16s do primeiro assalto, a brasileira finalizou Miesha Tate com um mata-leão e se tornou a nova rainha do peso-galo feminino da organização, na luta principal do UFC 200, na madrugada deste sábado para domingo, na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA).
A luta

A brasileira começou com um chute baixo, seguido de uma esquiva para evitar entrada em queda da campeã. A Leoa conectou um direto de encontro, e Miesha entrou com double leg para derrubar, mas Amanda se levantou rapidamente e deixou uma direita na saída. A americana buscava a luta agarrada e tomou uma invertida, mas a brasileira preferiu ficar de pé e voltou a golpear. As combinações de boxe passaram a entrar com precisão. A Cupcake caiu e sangrava no rosto. Uma entrada em queda fez a Leoa defender e transitar para as costas. Com a voracidade que o apelido explica, ela golpeou a cabeça da rival, colocou os ganchos, encaixou o mata-leão e entrou para a história.

sábado, julho 09, 2016

CONSELHO GESTOR: SEMA E ICMBIO DEBATEM SOBRE O CONSELHO DA APA DO DELTA DO PARNAÍBA

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram, na sexta-feira (1º), em Tutóia, reunião para criação do Núcleo Maranhense do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

Foi debatida também a formação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente, que foi criada por meio do Decreto Estadual nº 11.899 de 11 de junho de 1991, reeditado em 05 de outubro de 1991.
“A responsabilidade de cuidar da Unidade de Conservação é do Estado e também da sociedade, é de todos nós. A sociedade deve participar ativamente na gestão, ou seja, no gerenciamento do uso dos recursos naturais da região onde está inserida a Unidade de Conservação”, destacou a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, Janaina Dantas.

Toda UC deve ter um conselho gestor, que tem como função auxiliar o órgão gestor da UC na sua gestão, e integrá-la à população e às ações realizadas em seu entorno. O conselho gestor deve ter a representação de órgãos públicos, tanto da área ambiental como de áreas afins (pesquisa científica, educação, defesa nacional, cultura, turismo, paisagem, arquitetura, arqueologia, povos indígenas e assentamentos agrícolas) e da sociedade civil, como a população residente e do entorno, população tradicional, proprietários de imóveis no interior da UC, trabalhadores e setor privado atuantes na região, comunidade científica e organizações não-governamentais com atuação comprovada na região.


A APA é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável que tem como objetivo básico a conservação da natureza, isso significa dizer que parte dos seus recursos naturais (como por exemplo, os rios, o solo, a fauna e a flora) podem ser utilizados, mas de forma racional, para manter o equilíbrio da natureza. “Por isso, a importância da criação do Conselho, na medida em que os conselheiros têm acesso a informações e compreendem as limitações e os desafios para gestão da UC, aumentam a governança e o apoio político da UC junto às comunidades locais e aos outros setores envolvidos”, acrescentou a superintendente Janaina Dantas.

Fonte: SEMA

sexta-feira, julho 08, 2016

TRAGÉDIA:PROFESSORA COMETE SUICÍDIO APÓS PERDA DE SALÁRIO

A professora Jucélia Almeida (foto ao lado), 45 anos da cidade de Aracaju estado de Sergipe cometeu suicídio, ela foi encontrada morta em seu apartamento no domingo (03/07). Antes de tirar a própria vida, ela deixou uma carta relatando os problemas que enfrentou durante um ano.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (SINTESE) divulgou uma carta aberta em que detalha toda a trajetória e o sofrimento de Jucélia até chegar ao ponto de tirar a vida.

LEIA ABAIXO.

A triste história da professora Jucélia tem início quando a retiram da coordenação de Escola Estadual José Rollemberg Leite. Como professora licenciada de história, Jucélia volta para a sala de aula, no Centro de Estudos Supletivos Professor Severino Uchôa, e logo de cara tem um direito negado. Mesmo estando em atividade efetiva de sala de aula, a professora Jucélia Almeida não recebe a gratificação por regência. Então sua peregrinação e calvário em busca de seus direitos começam.
Idas a Diretoria de Educação de Aracaju, e a Secretaria de Estado de Educação para tentar solucionar o problema tornaram-se rotineiras, mas nada era resolvido. O sentimento de impotência somado a queda de sua remuneração fizeram com que Jucélia Almeida desenvolvesse depressão e doenças cardiovasculares.
Com as doenças, a professora Jucélia Almeida precisava de tratamento, ia ao médico e levava o atestado para o seu local de trabalho, o Centro de Estudos Supletivos Professor Severino Uchôa. No entanto, a diretora da unidade de ensino, Jeane Carla Góes, ignorava os atestados médicos da professora e cortava seu dia de trabalho, mesmo Jucélia estando respaldada pelo atestado de um médico especialista.
A Perícia Médica do Estado se recusava a conceder licença à professora Jucélia Almeida, mesmo ela tendo laudos médicos que comprovavam o seu debilitado estado de saúde física e mental. A licença só foi conseguida após a professora Jucélia e sua irmã, Gilzete Almeida, procurarem o SINTESE para denunciar a situação. Após a intervenção do SINTESE a professora Jucélia conseguiu ficar de licença por 60 dias. E é neste momento que a parte mais absurda da história acontece.
Mesmo estando assegurada pela licença média, a professora Jucélia ficou sem receber salário durante os 60 dias que esteve afastada. Ou seja, dois meses sem que um real entrasse em sua conta. Por diversas vezes peregrinou entre a DEA e a Secretaria de Estado da Educação, mas tudo que recebeu foi o descaso e o destrato daqueles que deveriam assegurar seus direitos.
Com o fim da licença médica, em junho deste ano, a professora Jucélia retorna a sala de aula. Com o findar do mês ela esperava que seu salário fosse normalmente depositado em sua conta, mas não foi isso que ocorreu. Mas uma vez a professora não recebeu seu salário, acumulando assim três meses sem salário. Durante este período a professora foi sustentada com a ajuda da família.
Cansada e humilhada, a professora Júcélia Almeida, mais uma vez foi até a SEED e novamente escutou a mesma desculpa, de que por questões técnicas seu salário não havia saído. Três meses ouvindo a mesma ladainha. Júcelia não aguentou, gritou, esbravejou e disse em alto e bom som para que todos da SEED pudessem ouvir que ela iria se matar.
Em um ato desesperado, sem perspectivas, a professora Jucélia Almeida, cumpriu o que havia dito. Na sexta-feira, 1, ela tirou sua vida.

quarta-feira, julho 06, 2016

SURF DE LUTO: HOJE FOI UM DIA MUITO TRISTE PRA GALERA DO SURF OLHO D'ÁGUA.


Um dos poucos refúgios dos surfistas locais foi destruído o Bar de D Maria, das Irmãs, D Silvia e Marcelo. Sempre ofereciam um banho após o surf, uma comida em conta, guardava uma prancha aqui uma chave ali e não era só com o surfista não. Aos fins de semana esses poucos bares que sobrevivem da praia do olho d'água também recepcionam os turistas, é, os turistas farofeiros (e nós somos farofeiros) vindos do interior do Estado ou mesmo da Divinéia Luizão Turu Cohab Cohtrac Anil e por ai vai.
Acho que a pergunta seria e agora?
Cadê dona Maria o Zé Gato, Marcelo, Dona Silvia todos a procura de emprego. E sabem porque? A praia hoje tem dono... é, a praia tem dono.
Desde a fundação do Balneário Olho D'água em 08/09/1945 que a relação de comércio foi estabelecida, justamente para poder recepcionar esses turistas ou até mesmo moradores do entorno com comida, bebida, uma sombra, um banho ou até mesmo um banheiro. Só a título de curiosidade vocês sabiam que na Praia do Olho D'água não existe banheiro público quanto mais um chuveiro pra tirar o sal.
A culpa é de quem?
Deles que buscam sobreviver em tempos difíceis sem estrutura sem dinheiro ou das autoridades que insistem em acabar com nossa praia? Poderia citar dezenas de soluções mas nenhuma seria melhor que o diálogo que a capacitação e principalmente o fortalecimento do comércio local. Conforme nosso amigo Luis do comércio São Luís é o ÚNICO município que tem uma praia e não sabe explorar pois essa praia pode gerar emprego impostos e muita diversão...
Haaaaaaa porque a praia é a Litoranea... que é isso...
Nessa faixa de praia que já foi motivo de orgulho e principalmente diversão para a maior parte da sociedade Maranhense hoje pede socorro e principalmente organização. Não vamos ficar parados esperando mandos e desmandos de governos que nem sequer sabem o potencial que seu povo tem.
Imaginem se o presidente da Câmara não morasse do lado e todo tempo pede voto...kk tu é uma comédia
Agora é esperar a construção de um prédio de 20 andares...kkkk porque se quiserem pooooooode são os donos. sqn
Fica aqui o repúdio da ASBOA contra essa organização desorganizada e sem diálogo ou melhor um engodo.


Fonte: Rogério Verde

BOLSONARO: PROVOCA AGLOMERAÇÃO EM PASSEIO DE MOTO COM APOIADORES NO RIO DE JANEIRO

  O presidente Bolsonaro provocou aglomeração durante um passeio de moto na manhã deste domingo (23), no Rio de Janeiro, em meio a uma multi...